Santa Catarina

Passeios pelo Vale da Cerveja

Região de Blumenau abriga dezenas de cervejarias que oferecem tour guiado, com visita às fábricas e degustação da bebida, além de ter restaurantes e lojas de suvenires

Sáb, 17/03/18 - 03h00

Quem for a Blumenau para o Festival Brasileiro da Cerveja não precisa ficar restrito ao Parque Vila Germânica, onde o evento ocorre, até porque os estandes de cerveja dentro dos grandes pavilhões abrem somente à noite, de segunda a sexta-feira. Então, durante o dia, a dica é se dedicar a conhecer as cervejarias da região.

As cervejarias de Blumenau não podem ficar fora do roteiro. A Bierland, situada no bairro Itoupava Central, é uma das primeiras microcervejarias do Vale e uma das mais premiadas do Brasil em concursos cervejeiros nacionais e internacionais. Nos meses do verão é possível conhecer até mesmo um pé de lúpulo, o ingrediente que confere amargor à cerveja.

A Eisenbahn, fundada em 2002, também é uma das atrações. No Bar Estação Eisenbahn, o visitante pode degustar a cerveja enquanto acompanha a produção na área fabril. De segunda a sexta-feira, é ofertada palestra às 16h30 para os interessados em conhecer a história, o processo e os estilos de cerveja.

Ainda em Blumenau, o turista pode conhecer a fábrica da Cerveja Blumenau e a Cervejaria Container, a primeira inglesa do Brasil. Ela possui um autêntico pub inglês, onde são servidas cervejas direto do tanque.

Uma vez conhecidas as cervejarias da cidade-polo, é hora de botar o pé na estrada. Alguns agências de receptivo, como a Vip Mar (vipmar.com.br), oferecem passeios para cidades do Vale da Cerveja, como Brusque, Ibirama, Gaspar, Pomerode e Timbó, com visitas às fábricas e degustação dos rótulos produzidos por cada unidade. Mas também é possível fazer o tour por conta própria, de ônibus, táxi ou carros de aplicativos.

Pomerode

A 31 km de Blumenau está Pomerode, que abriga a Cervejaria Shornstein. Fundada em 2006, a fábrica está sediada no prédio histórico que abrigava o Mercado Weege. Logo ao lado, fica o bar oficial da cervejaria, no prédio com uma grande chaminé, onde ela foi criada. Na época do festival (que coincide com o período da Quaresma), o turista pode aproveitar para conhecer também a Easterfest, festa tradicional de Páscoa.

Em Brusque, a atração é a Zehn Bier, uma das primeiras cervejarias da escola Alemã da região, que respeita a Lei da Pureza de 1516 (Reinheitsgebot).

 

Timbó
Alta tecnologia na produção
Em Timbó, a 30 km de Blumenau, a dica é conhecer as cervejarias Berghain, no bairro Pomeranos, e a Blauer Berg, no bairro Capitais, que conta com equipamentos de última geração para produção de cerveja – atualmente, ela possui sete estilos.

Relax
Cerveja e natureza
A 15 km de Blumenau, Gaspar também é uma ótima pedida. A atração local é a cervejaria Das Bier, que oferece uma bela estrutura em meio à natureza típica do Vale Europeu. É possível conhecer o processo produtivo de 30 mil litros mensais.



Quem faz

Receptivo: Vip Mar

Informações: (47) 3367-3566 ou www.vipmar.com.br 

Vale Europeu com Cervejarias Artesanais Tradicionais: Cervejarias Container, Das Biere Outlet Bierland, com saída de Balneário Camboriú. Duração de 9 horas, incluindo transport, guia, entrada em duas cervejarias + 1 chope de 300 ml e 1 cerveja 500ml de brinde, além de almoço

Vale Europeu com Cervejarias Artesanais Clássico: Cervejarias Das Bier e Schorsten, com saída de Balneário Camboriú. Duração de 9 horas, incluindo transporte, guia, entrada em duas cervejarias mais 1 chope de 300 ml e 1 cerveja 500 ml de brinde

Preço: Sob consulta
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.