Finlândia

Perfeito para experiências únicas

País que celebrou os 100 anos de independência em 6 de dezembro tem cenários grandiosos, cultura, história, artes, gastronomia e, claro, Papai Noel

Sáb, 09/12/17 - 02h00

Vizinha de Suécia e Noruega, a Finlândia tem fama por ser a terra da vodca, do Papai Noel e dos cenários naturais grandiloquentes. Em razão de sua geografia peculiar – o país está situado em uma península de litoral recortado e com milhares de ilhas, –, a Finlândia é uma combinação efervescente de atrações turísticas, beleza natural, história, cultura, artes, arquitetura, design e gastronomia.

Aliás, uma refeição finlandesa inclui peixes frescos, além de verduras e frutas da estação, normalmente locais e orgânicos. A paixão nacional é a sopa de ervilha, servida pelos restaurantes às quintas-feiras, mesmo dia em que é oferecida nas escolas, acompanhada de panqueca. O pão de centeio também foi eleito a comida típica do país em 2017.

Localizado na Escandinávia, o país é de fácil acesso para brasileiros através das principais companhias aéreas europeias. Confira algumas das experiências que a Finlândia oferece aos visitantes.


Natureza extraordinária
Sem a mesma herança arquitetônica expressiva de outros países europeus, a Finlândia tem uma grande extensão territorial e muito a oferecer em termos de paisagens naturais selvagens, todas de uma rara beleza, formada por florestas, rios e lagos. Esses cenários mudam conforme a região e a estação do ano. Observar a migração dos pássaros na ilha de Utö, e o azul do lago de Pielisjärvi do alto da montanha de Koli ou se perder na paisagem branca de neve da Lapônia são experiências únicas, inesquecíveis. Isso sem falar no espetáculo da aurora boreal, no inverno, e do sol da meia-noite, no verão. Quem se aventurar pelo interior do país encontrará excelentes opções de turismo rural, podendo inclusive se hospedar em fazendas e propriedades rurais para conhecer os costumes locais.

Cidades inspiradoras
As principais cidades da Finlândia – Helsinque, Turku, Vaasa, Oulu, Kuopio Tampere, Lahti e Rovaniemi – estão concentradas no litoral sul do país, onde as temperaturas são menos rigorosas. Helsinque conserva muitos edifícios antigos, como os da praça do Senado; Turku é uma cidade histórica, com castelo e catedral do século XIV; Tempere é cercada por dois belíssimos lagos. Todas têm vida cultural e noturna próprias. Mas muitos turistas vão à Finlândia para conhecer Rovaniemi, a cidade natal do Papai Noel e suas renas e as inesquecíveis paisagens de neve.

Parques nacionais
Inaugurado em 17 de junho de 2017, em homenagem às comemorações de cem anos da independência do país. Com belos lagos, florestas selvagens e relíquias pré-históricas, o local é perfeito para praticar canoagem, fazer trilhas e pescar, entre outras atividades ao ar livre.

Cultura fascinante
O povo sami (ou lapão) é nativo da Escandinávia. Eles foram os primeiros habitantes da Finlândia e ainda mantêm seus costumes e tradições. Em três cidades do país, o idioma lapão é até reconhecido como oficial. Em alguns locais, é possível que os turistas conheçam de perto essa cultura e realizem atividades com os lapões. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.