Turismo religioso

Programa Minas Santa: Circuito Liberdade terá Via Sacra nesta sexta-feira (29)

Teatralização da Paixão de Cristo traz a proposta de atrair mais turistas para a capital mineira nesta época do ano

Por O Tempo
Publicado em 28 de março de 2024 | 13:50
 
 
Várias encenações da Paixão de Cristo ganharam como cenário o Circuito Liberdade na Semana Santa deste ano Foto: Léo Bicalho / Divulgação

Em Minas Gerais, a Semana Santa é responsável por impulsionar o turismo e a economia da criatividade. Em abril de 2023, após as celebrações religiosas, o Estado registrou crescimento de 720% – recorde histórico – acima da média nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São esses números relevantes que fazem com que a segunda edição do programa Minas Santa conte com 600 municípios e gere, segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), um fluxo de 400 mil turistas em Minas Gerais. Em Belo Horizonte, o Circuito Liberdade será palco nesta sexta-feira (29 encenação “Via Sacra da Liberdade, Festas e Ritos da Fé Mineira”, do Centro Artístico São João Batista (Cenarc-BH).

“A Semana Santa é o grande momento de movimentação turística em Minas Gerais, é a maior celebração que temos aqui e um grande movimento do turismo interno em Minas. Esse fluxo do turismo da fé é muito importante para o Estado”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. A programação desenvolvida pela Fundação Clóvis Salgado também inclui exposição “São José – O Artesão”, em cartaz até o dia 31/3 no Palácio da Liberdade, oficinas e mostra de cinema no Cine Humberto Mauro. No sábado de Aleluia (29/3), tapetes devocionais produzidos nas oficinas ministradas pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) serão montados em frente às sedes da instituição em Ouro Preto, Guaxupé e Paracatu.

A encenação teatral da Paixão de Cristo retrata os principais passos de Jesus na Via Crucis e terá início às 18h30 em frente ao prédio do Iepha, o chamado “Prédio Verde”, segue em cortejo pela alameda central da praça da Liberdade, passa pelo Palácio da Liberdade e termina na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. O enredo se inicia no com a prisão, julgamento, condenação e açoite de Jesus, seguido de seu encontro com Maria, as mulheres de Jerusalém, Verônica e Simão de Cirene na alameda principal. Em frente ao Palácio da Liberdade, será encenado o caminho do calvário, a crucificação e a morte de Jesus. O evento termina com o sermão do descendimento pelo arcebispo Dom Walmor de Oliveira e a procissão do enterro até a igreja da Boa Viagem. A encenação do Cenarc-BH é uma versão adaptada de “A Luz da Paixão”, já apresentada há 30 anos em ruas e praças de Belo Horizonte. Ela será transmitida para todo Estado pela Rede Minas e TV Horizonte.

São José

Para celebrar o Dia do Artesão, em 19 de março, o Palácio da Liberdade também abriga, até 31/3, a exposição “São José – O Artesão”, que faz parte da programação da 7ª Semana do Artesão Mineiro e do Minas Santa. A exposição reúne obras de mais de 150 artesãos de diversos municípios do Estado, divididas entre o Palácio da Liberdade e o Centro de Artesanato Mineiro, na vitrine especial do Palácio das Artes. Utilizando diversas matérias-primas, como madeira, tinta, cerâmica, papel, tecido, fibras e metal, a mostra homenageia São José e os artesãos mineiros por meio de esculturas, pinturas, bordados, entalhes, mosaicos, serralherias e dobraduras. A programação do Minas Santa 2024 pode ser acessada no portal Minas Gerais.