Cruzeiros

Quando o mar está para viagens

A temporada brasileira 2016/2017 terá apenas seis navios das armadoras MSC, Costa Cruzeiros, Pullmantur e a estreante Norwegian

Sáb, 27/08/16 - 03h00

A beleza do mar, desde o amanhecer até o pôr do sol, associada a instalações suntuosas, comodidades, programações dos navios e visitas aos destinos do roteiro é o que torna os cruzeiros marítimos tão apreciados ao redor do mundo. Na costa brasileira, longe do boom da década passada – quando aportaram por aqui até 20 transatlânticos, com a oferta de cerca de 900 leitos e o transporte de 1,3 milhão de passageiros –, a temporada 2016/2017 terá apenas seis navios, somando exatos 20.218 leitos, com a expectativa de atrair 381.694 cruzeiristas para os 108 roteiros programados, informa a Associação Brasileira das Empresas Marítimas (Abremar).

Essa redução na oferta de acomodações – 30% somente nesta temporada na comparação com a passada – não implica, no entanto, em queda na qualidade dos serviços. A MSC Cruzeiros, por exemplo, uma das primeiras armadoras a descobrir o mercado brasileiro e, tradicionalmente, a que sempre colocou mais navios navegando em águas tupiniquins, vai manter aqui, nesta temporada, sua mais sofisticada embarcação, MSC Preziosa (lançado em março de 2013), e o habitual MSC Musica.

Sempre apostando igualmente na demanda por cruzeiros no país, a Costa Cruzeiros vem com seus Costa Fascinosa, o mais glamuroso da frota, com ambientes que remetem a belos filmes, e Costa Pacifica, de inspiração musical, assim como dois dos navios da também concorrente italiana.

Outro habitué que navegará em águas brasileiras nesta temporada é o Sovereign, da Pullmantur, armadora espanhola que já chegou a ter aqui quatro navios, mas que, agora, abandona nosso litoral. Assim, a bandeira do maior navio Pullmantur, fretado pela CVC, tremulará em nossos mares, para atender a sua clientela cruzeirista. 

Novidade

Enquanto algumas armadoras reduzem suas frotas e outras nem dão as caras, a Norwegian Cruise Line (com sede em Miami, nos EUA) estreia nesta temporada com seu navio Sun, na rota Brasil-Argentina, passando por Montevidéu, no Uruguai, e Ilha Grande, Búzios, Angra dos Reis e Santos. Serão sete viagens, no exclusivo freestyle cruising – que proporciona total liberdade a bordo, descontração e informalidade –, a partir de 3 de dezembro, quando o navio sai de Buenos Aires com destino ao Rio; depois, com saídas em 13 e 23 de dezembro, 5 e 12 de fevereiro, 24 e 31 de março, todas com dez noites de duração.


A Costa traz cinco roteiros temáticos (CostaClub, Dançando a Bordo, Bem-Estar, Sênior e Fitness), e a MSC, dois: Qualidade de Vida e Baila Comigo

 

Cem roteiros estão longe do potencial brasileiro, diz Abremar

A próxima temporada de cruzeiros marítimos no país começa em 21 de novembro e vai até 18 de abril. As sete embarcações, de quatro armadoras, navegarão por 13 destinos no país – Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Recife, Maceió, Angra dos Reis, Porto Belo, Cabo Frio e Fortaleza – e por outras 13 localidades da América do Sul: Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai; Buenos Aires, Ushuaia e Puerto Madryn, na Argentina; Port Stanley, nas Ilhas Malvinas; e Cabo Horn, Chacabuco, Puerto Montt, Punta Arenas, Valparaíso, Chilean Fjords e Estreito de Magalhães, no Chile.

Os 108 roteiros programados, com atrações inesquecíveis a bordo, conforto e escalas nessas lindas cidades, terão duração mínima de três noites e máxima de 20. “Queremos que o país suba novamente no ranking dos cruzeiros”, afirma o presidente da Abremar, Marco Ferraz, adiantando que a entidade tem trabalhado “pelo ganho de competitividade do setor para que o Brasil atraia os armadores”.

As ações, segundo ele, têm sido implementadas junto a “governo, Legislativo, Judiciário e fornecedores em busca de um ambiente com segurança jurídica, custos e impostos similares aos de outros países”.

 

Grand Class
Para ter mais luxo e conforto
A Pullmantur conta com o exclusivo serviço Gran Class, que oferece benefícios como prioridade em check-in (com espumante, água e suco), desembarque (express diário) e excursões. A bordo, espumante, máquina de café e chá, canapés ou doces todos os dias na cabine, internet grátis, dois cupons por dia no cassino, menu personalizado na Noite de Gala, assinado pelo chef, e pré-reserva (diária) na melhor zona do restaurante principal.


Navios
Um tributo às artes
A Costa Cruzeiros vem com dois de seus maiores e sofisticados navios: Costa Fascinosa e Costa Pacifica. A decoração do Costa Fascinosa é inspirada em filmes clássicos, com cenários à la Federico Fellini, “E o Vento Levou” e até de “Quem Quer Ser um Milionário”. Conhecido como o navio da música, o Costa Pacifica tem cada área batizada com um nome melódico e com trilha sonora exclusiva criada pelo maestro italiano Mauro Pagani. São 29 peças musicais, sendo 22 clássicas e oito músicas inéditas.

Cuba
Tour vibrante no Caribe
Uma visita à capital cubana, Havana, equivale a fazer uma viagem pelo túnel do tempo, já que a cidade manteve intacta suas feições dos anos 50. Agora, ainda é possível associar o destino a um cruzeiro por outras localidades do Caribe. O pacote da MSC Cruzeiros inclui aéreo, traslados, city tours pela antiga Havana – inclui sua vibrante vida noturna – e um roteiro de sete noites pela região caribenha, como Montego Bay, na Jamaica, Georgetown, nas Ilhas Cayman, e Cozumel, no México.