Caminhada

Tour conta história do futebol de Belo Horizonte e harmoniza cerveja com memória

Nostálgicos FC percorre os pontos de fundação de Atlético, América e Cruzeiro, mesclando história, petiscos e bebida

Ter, 27/09/22 - 16h23
Uma capital de 13 mil habitantes, muitos deles imigrantes, via no ciclismo sua primeira atividade esportiva, arrastando multidões para o Parque Municipal. Assim era Belo Horizonte logo depois da inauguração, em 1897. Até que o futebol chegou na jovem cidade, mudando para sempre os hábitos dos belo-horizontinos. É essa história que conta a Nostálgicos Futebol Clube, caminhada que mergulha nos primeiros anos do esporte na capital mineira e mistura tudo com gastronomia mineira e uma curiosa harmonização de cervejas.
 
O projeto foi criado pelo casal Luísa Dalcin, sommelier de cerveja pela Associação Brasileira de Sommeliers e que foi jornalista esportiva e membro do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, e Rafael Sette Câmara, jornalista de viagem e estudioso da história de Belo Horizonte e do futebol na cidade. Eles produzem o site 360 Meridianos  editam o perfil de instagram @ondecomerebeberpelomundo e organizam a Nostálgicos FC e também outra caminhada cultural, essa focada em literatura: a Páginas Viradas. 
 

Páginas Viradas

 
“A Nostálgicos FC é fruto do meu projeto de conclusão de curso de sommelieria e virou um passeio que ocupa o centro da cidade e passa por restaurantes que são patrimônios de BH", explica Luísa Dalcin. "Com a expertise que adquirimos ao longo de dois anos lapidando a caminhada Páginas Viradas, a Nostálgicos já nasceu pronta", resume.
 
O casal, que escreve sobre turismo e gastronomia há anos, começou a criar passeios culturais para envolver os amigos que visitam a capital mineira. É que Luísa é do Rio Grande do Sul e vive em Belo Horizonte desde 2018. Rafael, que é de BH, tomou gosto pelos roteiros e juntos eles passaram a pensar em passeios cada vez mais elaborados. “Pouca gente sabe que o Atlético foi fundado no Parque Municipal, que o Mercado Central já foi um estádio de futebol e que pertinho da praça Sete há endereços fundamentais para a história do Cruzeiro", explica ele.
 
No trajeto, os cenários da BH atual são comparados com fotos antigas dos mesmos lugares. “Usamos fotos e recortes de jornais para resgatar a memória da cidade e viajar no tempo. Quando entramos no Mercado Central, os participantes sabem que estão entrando também num antigo estádio, onde campeonatos foram decididos e ídolos surgiram. Assim, fazemos um passeio muito legal não só para quem ama o esporte, mas para qualquer pessoa que goste de conhecer a história da cidade. E, claro, queira comer e beber bem”, explica Rafael. 
 

Harmonização inusitada

 
A Nostálgicos FC inclui paradas em três bares — um para cada um dos grandes times da capital: Cantina do Lucas, no edifício Maletta, Café Palhares, no centro da cidade, e Bar Fortaleza, no Mercado Central. Além de oferecer cervejas de diferentes estilos da cervejaria mineira, o passeio inclui comida em todos os estabelecimentos. 
 
A cada parada, a sommelier comanda uma harmonização que combina seis estilos diferentes de cerveja com memórias futeboleiras. “Cada participante escolhe se quer lembrar um momento bom ou ruim do time em questão. Após a escolha, todos recebem uma bolacha de chope com um QR code, que leva para uma memória, e uma cerveja, que pode ser amarga, doce, leve, azeda, correspondendo à lembrança escolhida”, explica Luísa. 
 
Para o casal, a escolha dos bares e da cervejaria é fundamental para fortalecer a assinatura mineira do passeio. "Selecionamos os colaboradores com muito cuidado", aponta Rafael. "A Cantina do Lucas está fazendo 60 anos e é tombada como patrimônio de BH. O Café Palhares é o atual bicampeão do Comida di Buteco e criou o Kaol, prato símbolo da cidade. E o Bar Fortaleza é dono do fígado com jiló mais famoso do Mercado Central. Assim criamos uma experiência única e bastante completa”, conclui o jornalista. 
 
Serviço
 
O que: Nostálgicos FC
Quando: Dois sábados por mês
Reservas: Instagram / @ondecomerebeberpelomundo ou pela plataforma  Sympla
Preço: R$ 95 por pessoa, incluindo mais de um litro de cerveja por pessoa e petiscos campeões do Comida di Buteco 
Duração do passeio: cerca de 5 horas
Informações: Comer e Beber pelo Mundo

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.