República Tcheca

Tour natalino por vários mercados

Árvores gigantes com iluminações únicas, vinho quente, ponche, presunto assado e cheiro de cravo e canela dão o tom da festa em Praga e interior

Sáb, 18/11/17 - 02h00
Mercados de Natal de Praga são ‘os melhores do mundo’, diz “Usa Today” | Foto: Hynek Moravec/Commons

Com a proximidade das festas natalinas, surge mais um atrativo em várias localidades da República Tcheca: os mercados de Natal, onde o visitante pode desfrutar, desde agora, de atividades relacionadas à celebração do nascimento de Jesus Cristo.

Na capital Tcheca, “os mercadinhos de Natal são os melhores do mundo”, aponta a revista norte-americana “USA Today”, conforme o resultado de ampla pesquisa realizada com seus leitores.

A cada ano, os mercados de Natal de Praga destacam-se por sua decoração e atmosfera, impregnada dos aromas de canela e cravo-da-índia. Neles, pode-se desfrutar de um requintado svarák (vinho quente), um trdelník aromático (bolo de biscoito), um licor de mel quente ou um saboroso presunto assado.

Os principais endereços dessa farra enogastronômica são: a praça Venceslau, as imediações do Museu Nacional, a praça de Carlos (a maior praça da Europa) ou a Casa Municipal de Praga, considerada a joia do estilo art nouveau, na praça da República.

O maior e mais popular dos mercados fica na praça da Cidade Velha. Todos os anos ele recebe uma enorme árvore de Natal, vista por milhares de pessoas.

No interior

A tradicional feira de advento, com muitos prazeres aromáticos e concertos ao vivo, também espera por você em Ceský Krumlov, onde tem árvore iluminada e canções natalinas, além de aventuras no Museu Foto-atelier Seidel, navegação na balsa de Natal e visita aos ursos do fosso do castelo de Krumlov, que também celebram o Natal.

Nas feiras natalinas de Olomouc, na região da Morávia, é possível provar diversos tipos de ponches, na “aldeia do ponche”, na praça Horní. Um programa variado complementa a feira, com bandas de música, teatro, pista de gelo pública e um presépio de madeira.

Em Brno, as feiras de Natal acontecem em vários locais,como a praça Svobody, onde, além da árvore de Natal, terá neste ano uma manjedoura de madeira (o berço é da oficina do escultor Jirí Halouzek) e uma vila de Natal com pontos de venda. Já o Natal na praça Zelný preserva o espírito dos tempos antigos, quando as árvores eram decoradas apenas com velas, nozes e ornamentos de palha.

O Natal também é celebrado no metrô de Brno e na parte social de Labyrint, espaço subterrâneo sob a praça Zelný. Como presente de São Nicolau, anjos e demônios terão lugar no subsolo Mincmistrovský, na praça Dominikánské.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.