Turismo esportivo

Três Corações: conheça o roteiro de Pelé na cidade; confira o vídeo

Museu Terra do Rei colocou o destino na rota dos fãs do futebol; réplica da casa do futebolista está no percurso: veja o vídeo

Por Paulo Campos
Publicado em 29 de dezembro de 2022 | 16:47
 
 
Estátua do pai Dondinho e de Pelé ainda criança no Parque Dondinho Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura de Três Corações/Divulgação

O pequeno município de Três Corações, a cerca de 300 km de Belo Horizonte, entrou no mapa do turismo em 2016 quando inaugurou o Museu Terra do Rei, uma homenagem ao tricordiano mais famoso, o jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Na cidade de apenas 80 mil habitantes, no Circuito das Águas, o turismo gira em torno do futebolista.

O museu se junta a outros atrativos da cidade dedicados ao "Atleta do Século", título que ganhou há 42 anos em uma votação promovida pelo jornal esportivo francês "L’Equipe". O circuito Pelé começa na estátua na BR-381, passa pelo Monumento ao Tri, na praça Pelé, pelo Parque Municipal Dondinho e se encerra réplica da casa onde ele morou.

A casa de Pelé foi reproduzida fielmente em 2012 a partir de descrições da mãe de Pelé, Celeste Arantes, que completou 100 anos no dia 20 de novembro deste ano. Ela é uma réplica do local onde morou o atleta nos anos 1940 e está localizada na rua que leva o nome do futebolista, número 1.000, em referência aos gols que fez durante toda a carreira.

A casa é simples e reproduz como vivia a família naquela época. Funcionários conduzem o visitante pelos cômodos e contam um pouco da história. Dos objetos originais, apenas o berço do futebolista, a carroça do pai do atleta, Dondinho, e uma jabuticabeira centenária no quintal, onde foi instalada debaixo uma estátua de dona Celeste grávida do jogador.

No Museu Terra do Rei, estão objetos, ilustrações, fotos, depoimentos, reportagens, vídeos, impressos, quadros, documentos e selos comemorativos, adquirido por doações e do acervo do historiador Victor Cunha. Entre os objetos raros, uma coleção de camisas do jogador e a réplica da Taça Jules Rimet, conquistada no tricampeonato de 1970.

Na praça Pelé está o monumento que homenageia o Tricampeonato Mundial de Futebol, conquistado pelo Brasil em 1970 no México. No centro está erguida a estátua do atleta em bronze com 1,75 metros de altura, segurando com as duas mãos a taça Jules Rimet e ostentando a camisa da seleção brasileira.

No trevo da BR-381, na entrada de Três Corações, uma estátua de Pelé comemorando o tricampeonato avisa que o visitante está na terra natal do atleta, junto a um tanque de guerra —  a cidade é sede da Escola de Sargentos de Armas (ESA), que forma sargentos combatentes nas carreiras de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicação do Exército.

Em Três Corações, o ginásio poliesportivo leva o nome do "rei". No Parque Municipal Dondinho, homenagem ao pai de Pelé, vislumbra-se a estátua do futebolista ainda criança com seu pai. Já a gótica igreja Matriz da Sagrada Família guarda uma lembrança impressa do batismo de Pelé no batistério, ocorrido no mês de outubro há 82 anos. 

Embora Pelé seja o filho mais ilustre, a cidade também é a terra do goleiro Alex "Muralha", atualmente titular do Coritiba, e do ex-presidente Carlos Luz. Quem passa por Três Corações pode incluir no roteiro a ponte dos Boiadeiros, construída em 1924, um marco do Ciclo do Gado, e o prédio da estação ferroviária, de 1884, com uma locomotiva Baldwin.