Divulgação

Turismo de BH ganhará reforço virtual

O Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau firmou parceria com a NDG Comunicação para o uso de recurso online para "vender" os atrativos da capital

Sáb, 17/06/17 - 03h00
Óculos VR disponível no mercado a partir de R$ 50, | Foto: NDG/divulgação

O Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau  fechou parceria com a NDG Comunicação para o uso de uma ferramenta de marketing especial: a realidade virtual. A NDG está desenvolvendo um conteúdo imersivo que possibilita aos usuários uma experiência incrível. Uma das vantagens é o excelente custo-benefício, pois os equipamentos para visualização dos conteúdos são acessíveis, através das redes sociais ou utilizando um óculos especial com um smartphone que suporte o conteúdo em realidade virtual.

O BHC&VB poderá, por exemplo, levar todos os atrativos de Belo Horizonte para o mundo inteiro por meio dessa tecnologia, permitindo aos potenciais turistas, visitantes ou demais interessados fazer um tour virtual pela capital mineira, numa experiência incrível. 

A tecnologia de realidade virtual permite a criação de um conteúdo imersivo, que "transporta" o usuário para dentro da cena através de uma sequência de imagens produzidas em foto 360º (estáticas) ou em vídeo 360º (movimento).  Para entrar nesse ambiente virtual, o usuário pode utilizar óculos VR disponível no mercado a partir de R$ 50, acoplado ao próprio smartphone, navegar pelo conteúdo via site da empresa ou até mesmo através do Youtube,  que é  hoje 100% compatível e preparado para distribuir conteúdos em VR, além de outras redes como o Facebook e Vimeo.

O diferencial do emprego da tecnologia VR não é apenas a captação das imagens, mas sim a produção de textos, narrativas, trilha sonora, que farão das imagens captadas um grande conteúdo que servirá de ferramenta de marketing para os interessados.

A realidade virtual vem, aos poucos, fazendo-se presente no mercado de consumo, mas já deu provas de quão poderosa pode ser para o comércio online e off-line, pelo fato de transportar os consumidores a ambientes improváveis e com baixo custo. Além disso, visualizar produtos e serviços através da realidade virtual dá às pessoas uma forma diferente de pensar nas marcas, porque permite a “experimentação”. A tecnologia vem se difundindo no Brasil e ganhou muita força no último ano.

Contudo, ainda está muito focada no entretenimento e nos games. A proposta do NDG VR é difundir a tecnologia como uma forte ferramenta de marketing, com este foco, o de contar a história de uma marca, empresa, instituição ou destino através do VR, se posicionar como pioneiros no estado.
 
Segundo Marcílio Alves, diretor da NDG, pode-se afirmar que a realidade virtual é o futuro do conteúdo criativo, pois melhora a experiência do usuário, podendo ser aplicada como estratégia de marketing em vários segmentos do mercado. “Vale ressaltar que a nossa proposta não é desenvolver a tecnologia, mas sim utilizá-la como estratégia de marketing e, neste sentido, ela pode ser empregada para apresentar produtos por novos ângulos, como o interior de uma aeronave ou de um veículo ou mostrar o funcionamento de um equipamento por dentro ou por ângulos improváveis”, complementa Marcílio.

Para o segmento de serviços, promove a realização de um ‘tour’ em realidade virtual para apresentação de imóveis para venda e locação, de projetos de arquitetura. A utilização para gravações de ensino à distância ou entretenimento.

Para o turismo, ela possibilita conhecer e passear virtualmente por pontos turísticos, fomentando ainda mais o desejo de conhecer e visitar cada espaço presencialmente. E, ainda, para o segmento de eventos, encantar visitantes do seu stand com imersão em realidade virtual ou a transmissão ao vivo de vídeos em 360º, tais como: shows, palestras, conferências, desfiles de moda, entre outros – com a possibilidade de criar uma bilheteria virtual, que vai além do espaço físico.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.