Pelo menos 27 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas no Vietnã após um barco turístico virar durante uma tempestade na Baía de Ha Long, no norte do país asiático, informou a imprensa estatal neste sábado (19/7).
O local, um Patrimônio Mundial da Unesco a cerca de 200 km da capital, Hanói, atrai dezenas de milhões de visitantes todos os anos com suas águas esverdeadas e ilhas de calcário cobertas por floresta tropical. Muitos deles fazem os populares passeios de barco da região.
A embarcação transportava 53 pessoas - 48 passageiros e cinco tripulantes - e virou por volta das 14h locais (2h no Brasil), quando a tempestade Wipha se aproximava pelo Mar do Sul da China. Ventos fortes, chuvas intensas e raios foram relatados na área.
Leia também. Carro atropela 28 pessoas perto da Calçada da Fama e deixa seis em estado grave
A maioria dos turistas era de Hanói, e havia mais de 20 crianças a bordo, informou o jornal local VnExpress. Por enquanto, não há informações sobre a nacionalidade das vítimas, e as equipes de emergência continuavam procurando por sobreviventes.
Equipes de resgate encontraram 11 sobreviventes e recuperaram 27 corpos, oito deles de crianças, informou a Agência de Notícias do Vietnã, um veículo estatal, citando autoridades locais.
A tempestade Wipha, o terceiro tufão a atingir a região este ano, deve chegar à costa norte do Vietnã no início da próxima semana. O fenômeno climático também prejudicou viagens aéreas - o Aeroporto de Noi Bai informou que nove voos de chegada foram desviados para outros terminais aéreos e três voos de partida foram temporariamente suspensos neste sábado.
No ano passado, 30 embarcações naufragaram na província costeira de Quang Ninh, que abriga a baía, após a passagem do tufão Yagi.