Guerra

Ajuda humanitária brasileira e voo de resgate aguardam autorização

Desde o dia 10, 1.410 brasileiros e três bolivianas, além de mais de 50 animais domésticos, deixaram Israel em voos da FAB

Por agência
Publicado em 22 de outubro de 2023 | 14:21
 
 
 

Os veículos contratados pelo Itamaraty para levar material de ajuda humanitária à Faixa Gaza seguem de prontidão e aguardam autorização para o trânsito pelo terminal de Rafah, na fronteira com o Egito, aberto novamente hoje, informa o Ministério de Relações Exteriores (MRE) brasileiro, em nota. A aeronave da Presidência da República usada para o resgate de brasileiros também segue à espera de autorização e permanece no Cairo.

"O Brasil continua reiterando gestões, em alto nível, com vistas a viabilizar a entrada dos brasileiros no Egito", afirma o MRE. O grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam a retirada da região segue abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, próximas da fronteira com o Egito.

O último voo brasileiro de repatriação enviado para Israel decolou neste domingo (22) de Tel Aviv, informa o MRE. O voo partiu com 211 passageiros, incluindo 12 crianças de colo, e deve chegar ao Rio de Janeiro ainda na madrugada de segunda-feira, 23.

Diante das condições locais atuais e da operação regular do aeroporto de Ben-Gurion, o ministério reiterou que não são previstos voos adicionais para brasileiros em Israel.

Desde o dia 10, 1.410 brasileiros e três bolivianas, além de mais de 50 animais domésticos, deixaram Israel em voos da FAB. "O Ministério das Relações Exteriores mantém a orientação, como tem feito desde a eclosão do conflito, no sentido de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que segue operando." (Marianna Gualter/Agência Estado)
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!