GOLPE

Aplicativo de criptomoedas é acusado de dar calotes em milhares de pessoas

iEarn Bot é investigado após fazer com que usuários perdessem economias: ‘o dinheiro simplesmente sumiu’

Por O Tempo
Publicado em 20 de março de 2023 | 20:50
 
 
 
normal

O aplicativo iEarn Bot é investigado depois de desaparecer com investimentos de seus usuários. Especialistas acreditam que este possa ser o um dos maiores escândalos envolvendo criptomoedas que já aconteceu. 

Uma usuária da Romênia, identificada como Roxana (nome fictício), contou à BBC que perdeu centenas de euros investidos no iEarn Bot. Assim como outros clientes, ela foi informada que a inteligência artificial oferecida pelo aplicativo gerenciaria o investimento. A promessa de retorno era alta. 

"Era possível ver quantos dólares o aplicativo estava gerando: havia gráficos mostrando como o investimento estava progredindo", contou Roxana. 

Tudo para ela parecia muito profissional e seguia bem, até o momento que foi anunciada uma manutenção. Neste período, os saques pelo aplicativo foram impossibilitados. "Fiz o pedido de saque e o dinheiro simplesmente sumiu. A carteira ficou zerada — nunca recebi um tostão sequer”, contou a investidora. 

Outras pessoas também foram vítimas do mesmo golpe na Romênia motivados a investir pelo aplicativo devido o respaldo de Gabriel Garais, um dos principais especialistas de TI do país. Ironicamente, o guru também tem suas economias afanadas pelo aplicativo. 

A especialista em crime organizado do Centro Europeu de Educação e Pesquisa Jurídica Silvia Tabusca investigou o aplicativo e descobriu que pessoas de outros países também perderam o dinheiro investido. "Pelo que temos visto, o número de investidores é bastante alto. "Na Indonésia, por exemplo, eles [iEarn Bot] afirmam ter 800 mil clientes”, contou. 

O investimento em criptomoedas torna-se cada vez mais popular ao redor do mundo e, geralmente, é acompanhado de promessas de retornos grandes em um período pequeno. O aplicativo é disponibilizado para download para iOS e Android e conta com versões em vários idiomas, inclusive em português. (Com informações de g1)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!