diplomacia

Ataques em Israel: Conselho de Segurança da ONU se reúne neste domingo

Reunião extraordinária foi convocada pelo Brasil, que preside conselho neste momento

Por Agências
Publicado em 07 de outubro de 2023 | 13:53
 
 
 

Uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU será realizada no domingo (8) sobre a situação no Oriente Médio, após os ataques entre Israel e Hamas, anunciou a ONU em comunicado neste sábado (7). A reunião acontecerá às 15h00 locais (16h00 no horário de Brasília) para discutir "a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina", segundo o comunicado.

Atualmente na presidência do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil convocou "uma reunião de emergência da organização" para abordar a situação em Israel e na Faixa de Gaza. "O governo brasileiro condena a série de bombardeios e ataques terrestres realizados hoje em Israel a partir da Faixa de Gaza", informou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

"Na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas", função que ocupa durante o mês de outubro como membro não permanente, "o Brasil convocará reunião de emergência do órgão", afirmou a nota.

Na madrugada deste sábado, a organização palestina Hamas lançou um ataque aéreo, marítimo e terrestre contra Israel, que declarou guerra após a ofensiva surpresa. O Brasil "exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação".

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil "reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas".

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!