SUSTO

Baleia jubarte gigante salta sobre barco pesqueiro; vídeo

Segundo as autoridades locais, por sorte, ninguém se feriu

Por O TEMPO
Publicado em 19 de outubro de 2022 | 08:44
 
 
 

Uma baleia jubarte gigante pulou por cima de um pequeno barco no litoral da cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos. No momento do incidente, o jovem Zach Piller, de 23 anos, e o pai pescavam no local e acabaram registrando a aparição inusitada do mamífero. O caso foi registrado no último dia 12 de outubro. 

As imagens mostram o instante em que a água do oceano começa a “fervilhar” e vários peixes saltam na superfície. De repente, surge a cabeça da enorme jubarte ao lado do pequeno barco em que estavam pai e filho. Assista: 

Segundo as autoridades locais, por sorte, ninguém se feriu. Em entrevista à NBC, Eric Otjen, curador Assistente de Mamíferos no SeaWorld (EUA), disse que é comum ver as baleias jubartes se alimentando de pequenos peixes perto da costa. Porém, vê-la tão próxima ao barco é um comportamento atípico.

“É possível que o mamífero estivesse se alimentando por meio da chamada ‘rede de bolhas’, na qual as jubartes circulam por baixo de cardumes de peixes soltando bolhas que atuam como uma “rede” para, em seguida, saltar na superfície com a boca aberta”, explicou o especialista. 

As baleias jubarte podem pesar até 53 toneladas. Os mamíferos são populares entre os observadores de baleias por causa de suas exibições acrobáticas – que incluem saltos em que lançam o corpo inteiro para fora da água.

 

 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!