Solução

Biden diz que Oriente Médio deve considerar solução de 2 Estados após guerra

Presidente dos EUA conclama israelenses e árabes a refletirem sobre sua eventual realidade pós-guerra

Por Agências
Publicado em 29 de outubro de 2023 | 13:38
 
 
 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está conclamando os líderes israelenses e árabes a refletirem sobre sua eventual realidade pós-guerra. Ele argumenta que há de se finalmente chegar a um acordo sobre uma solução de dois Estados para o conflito israelense-palestino.

"Quando essa crise terminar, deve haver uma visão do que vem a seguir e, em nossa opinião, deve ser uma solução de dois Estados", disse.

"Não há como voltar ao status quo de 6 de outubro", afirmou Biden, referindo-se ao dia anterior ao ataque dos militantes do Hamas a Israel e ao início da última guerra. A Casa Branca afirma que o presidente americano transmitiu a mesma mensagem diretamente ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante uma ligação telefônica na semana passada.

A solução de dois Estados - uma saída em que Israel coexistiria com um Estado palestino independente - tem sido colocada em segundo plano desde que o último esforço nas negociações de paz fracassou em 2014, em meio a divergências sobre os assentamentos israelenses, a libertação de prisioneiros palestinos e outras questões.

A condição do Estado palestino é algo que Biden raramente abordava no início de seu governo. Durante sua visita à Cisjordânia no ano passado, o presidente americano havia dito que o "terreno não está maduro" para novas tentativas de alcançar uma paz permanente, mesmo quando reiterou aos palestinos o apoio de longa data dos EUA à criação de um Estado

Agora, em um momento de maior preocupação de que a guerra entre Israel e Hamas possa se transformar em um conflito regional mais amplo, Biden começou a enfatizar que, uma vez que os bombardeios e os tiros parem, o trabalho em prol de um Estado palestino não deve mais ser ignorado.

(Estadão Conteúdo com informações de AP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!