Oriente Médio

Chanceler alemão pede que Israel alivie ataques a Gaza

Olaf Scholz conversou com Benjamin Netanyahu por telefone e alertou para riscos humanitários com a guerra

Por Agência
Publicado em 18 de novembro de 2023 | 14:42
 
 
 

Berlim, Alemanha. O chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz, destacou neste sábado em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a "necessidade urgente" de aliviar a crise humanitária em Gaza, onde as tropas israelenses efetuam uma ofensiva contra o movimento islamista palestino Hamas.

Scholz "ressaltou a necessidade urgente de melhorar a situação humanitária dos habitantes da Faixa de Gaza", informou o governo alemão em um comunicado.

A instauração de "cessar-fogo humanitário poderia contribuir para uma melhoria considerável no atendimento à população", afirma a nota.

Durante a conversa, Netanyahu "detalhou os esforços de Israel para proteger os civis da Faixa de Gaza", mas afirmou que os esforços "sempre foram combatidos pelo Hamas", segundo o comunicado alemão.

A conversa por telefone aconteceu um dia após a visita à Alemanha do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que expressou as divergências entre os países sobre o conflito no Oriente Médio.

Em uma entrevista coletiva conjunta, Scholz pediu que não se questione o "direito de defesa" de Israel, enquanto Erdogan fez um apelo para que Israel interrompa "imediatamente" os bombardeios em Gaza.

O conflito começou quando combatentes do Hamas mataram, no dia 7 de outubro, 1.200 pessoas em território israelense, a maioria civis, e sequestraram quase 240 pessoas, segundo as autoridades israelenses.

Desde então, os bombardeios israelenses de represália na Faixa de Gaza mataram, segundo o Ministério da Saúde do Hamas, 12.300 civis palestinos, incluindo mais de 5.000 crianças. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!