Hacker

Cia aérea TAP sofre por ataque cibernético

A empresa emitiu um comunicado dando mais detalhes sobre o ataque cibernético que sofreu no mês de agosto

Por O TEMPO MUNDO
Publicado em 24 de setembro de 2022 | 14:36
 
 
 

Nesta semana um vazamento de dados deixaram usuários da empresa aérea TAP preocupados uma vez que, no mês passado, a cia sofreu um ataque cibernético vazando dados na rede como endereço e telefone dos passageiros.

Cerca de 1,5 milhões de passageiros foram informados sobre o vazamento das informações pelos hackers. Os dados expostos parecem incluir nomes, endereços, e-mails, números de telefone, IDs corporativos, informações de viagem, nacionalidade, sexo e outras informações pessoais.

A TAP emitou uma nota dando mais detalhes sobre o ataque cibernético que sofreu no mês de agosto. Leia na íntegra a seguir:

A TAP foi recentemente vítima de um ciberataque, que foi prontamente comunicado a todas as autoridades competentes. A TAP tem estado em estreita cooperação com as autoridades, em particular com a Polícia Judiciária e o Centro Nacional de Cibersegurança, na investigação destes acontecimentos desde 25 de agosto. Embora a TAP tenha implementado imediatamente as medidas e procedimentos adequados de cibersegurança para este tipo de evento, com o apoio de uma equipe de especialistas internos e externos de TI e de peritos forenses (Microsoft), os hackers conseguiram acessar os dados pessoais de clientes TAP. As medidas adotadas tornaram possível garantir a disponibilidade e integridade dos dados e o funcionamento em segurança de todos os sistemas da TAP.

Embora os ciberataques constituam uma ameaça constante para muitas empresas, a TAP tomou imediatamente medidas para a contenção e resolução do incidente, de forma a proteger todos os dados detidos ou geridos. Lamentavelmente, queremos informar que as categorias de dados pessoais de clientes TAP divulgadas consistem nas seguintes: nome, nacionalidade, sexo, data de nascimento, endereço, e-mail, contacto telefônico, data de registo de cliente e número de passageiro frequente. A informação divulgada relativamente a cada cliente pode variar. Estamos divulgando este aviso para que os clientes tomem conhecimento do ocorrido. Não há indícios de que dados de pagamento tenham sido extraídos dos sistemas da TAP.

A divulgação de dados pessoais através de fontes abertas pode aumentar o risco da sua utilização ilegítima, nomeadamente com o objetivo de obter outros dados que possam comprometer os sistemas digitais para perpetrar fraudes (phishing).

Embora a senha de acesso ao serviço Miles&Go ou à área reservada dos clientes não se encontre entre os dados pessoais que foram comprometidos, por precaução, recomendamos a verificação das condições de segurança que os nossos clientes utilizam para aceder à sua área reservada, nomeadamente através da utilização de uma senha forte e da sua alteração frequente. Recomendamos também aos clientes que se mantenham cautelosos relativamente a quaisquer comunicações não solicitadas que requeiram informações pessoais. Recomendamos também que evitem clicar em ligações ou descarregar anexos enviados a partir de endereços de e-mail suspeitos. Note-se que, após esta comunicação pública, a TAP não enviará mensagens diretamente a clientes individuais sobre este assunto, por qualquer meio.

Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes que foram afetados pela divulgação dos seus dados pessoais e por qualquer inconveniente que isso possa causar. Gostaríamos de reafirmar o nosso empenho na proteção dos dados pessoais dos nossos clientes, continuando a implementar medidas adicionais para reforço da sua segurança.

Abaixo encontram-se informações adicionais sobre o incidente que poderão ser úteis.

Agradecemos a sua compreensão!

 

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