Temor

Cidade da Islândia é esvaziada por medo de erupção vulcânica

O país declarou estado de emergência na sexta-feira

Por Agêcias
Publicado em 11 de novembro de 2023 | 13:06
 
 
 
normal

A cidade de Grindavik, no sudoeste da Islândia, que conta com cerca de 4.000 habitantes, foi evacuada na noite de sexta-feira (10 de novembro), devido aos temores de uma possível erupção vulcânica, informaram as autoridades de Defesa Civil neste sábado (11 de novembro). 

A Islândia declarou estado de emergência na sexta-feira, depois que uma série de fortes terremotos sacudiram o sudoeste da península de Reykjanes. Isto poderia ser o prenúncio de uma erupção vulcânica perto de Sundhnjukagigar, que fica cerca de 3 quilômetros ao norte de Grindavik.  

Em um primeiro momento, o serviço meteorológico islandês havia declarado que uma erupção se produziria provavelmente "em vários dias, em vez de em poucas horas", após observar que o magma havia se acumulado sob a superfície da Terra, a uma profundidade de pelo menos cinco quilômetros. 

Mas, na noite de sexta-feira, o serviço meteorológico notou que a atividade sísmica se aproximava da superfície e que o magma começava a subir verticalmente em direção à crosta terrestre entre Sundhnjukagigar e Grindavik, sugerindo que uma erupção poderia acontecer antes do previsto. Por isso, as autoridades decidiram evacuar Grindavik.

Situada cerca de 40 quilômetros a sudoeste da capital Reykjavik, Grindavik fica próxima do balneário geotérmico de Blue Lagoon, um destino turístico popular que foi fechado temporariamente no início desta semana por precaução.

A cidade também fica perto da usina geotérmica de Svartsengi, a principal fornecedora de eletricidade e água para os 30.000 habitantes da península de Reykjanes.

O serviço meteorológico da Islândia informou que ocorreram 500 terremotos na região entre 15h de sexta-feira e 3h de sábado, no horário de Brasília, 14 deles com magnitude superior a 4.

A Islândia tem 33 sistemas vulcânicos ativos, o maior número da Europa. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!