Ucrânia X Rússia

Comissão Europeia promete apoio de até 18 bi de euros à Ucrânia

Presidente da Comissão disse que empréstimos a longo prazo podem financiar reformas na Ucrânia

Por Agências
Publicado em 06 de novembro de 2022 | 15:44
 
 
 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversou neste domingo, 6, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ocasião na qual alemã disse que irá propor um pacote financeiro de até 1,5 bilhão de euros por mês, totalizando até 18 bilhões de euros, o que "contribuiria significativamente para cobrir as necessidades de financiamento da Ucrânia para 2023". Segundo comunicado emitido pela Comissão Europeia, o apoio viria na forma de empréstimos de longo prazo, com cobertura dos custos de juros, e também funcionaria para apoiar as reformas da Ucrânia e seu caminho para a adesão à União Europeia.

Os líderes também discutiram a importância de garantir que as exportações agrícolas da Ucrânia cheguem ao mundo, de acordo com a publicação.

Além do apoio aos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) para chegar a um acordo com a Rússia sobre a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, ambos também discutiram planos para expandir as capacidades das Rotas de Solidariedade UE-Ucrânia, que até agora têm sido usadas para transportar a grande maioria dos exportações agrícolas e não agrícolas ucranianas desde o início da guerra russa, diz o comunicado.

Os líderes trataram ainda do fortalecimento das sanções à Rússia, bem como o "papel negativo desempenhado pelo apoio do Irã à agressão da Rússia", aponta a publicação. (Estadão/Conteúdo)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!