reino unido

Confira trechos do discurso de renúncia de Liz Truss, premiê britânica

Primeira ministra torna-se a chefe de governo a ter permanecido por menos tempo em Downing Street na história moderna, com apenas 45 dias de mandato

Por Agência
Publicado em 20 de outubro de 2022 | 11:45
 
 
 

Encurralada, a primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou nesta quinta-feira (20), depois de apenas seis semanas no poder com um programa econômico radical que causou uma crise política e financeira nacional. Assim, a premiê torna-se o chefe de governo a ter permanecido por menos tempo em Downing Street na história moderna britânica, com apenas 45 dias de mandato. Apesar da renúncia, Truss segue no cargo até a escolha do seu sucessor dentro do Partido Conservador, que deve ocorrer na próxima semana.

Veja abaixo o discurso de renúncia de Truss:

Comunicado ao rei 

“Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato pelo qual fui eleito pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade, o Rei, para notificá-lo de que estou renunciado ao cargo de líder do Partido Conservador.”

Guerra Ucrânia x Rússia

“As famílias e empresas estavam preocupadas com a forma de pagar suas contas. A guerra ilegal de Putin na Ucrânia ameaça a segurança de todo o nosso continente, e nosso país estava sendo segurado por muito tempo pelo baixo crescimento econômico. Fui eleita pelo Partido Conservador com um mandato para mudar isso. Nós entregamos nas contas de energia, no seguro nacional ininterrupto. E estabelecemos uma visão para uma economia de alto crescimento com impostos baixos que tiraria vantagem da liberdade do Brexit.

Sucessor 

“Esta manhã, encontrei o presidente do Comitê de 1922, Sir Graham Brady. Concordamos que haverá uma eleição de liderança a ser concluída dentro da próxima semana. Isto garantirá que permaneçamos em nome de nossos planos fiscais, da estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país. Eu permanecerei como primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido". (AFP)

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!