conflito

Confronto armado entre polícia e criminosos no México termina com dez mortos

Ação ocorreu em Nuevo León, importante centro industrial na fronteira com os Estados Unidos

Por Agência
Publicado em 30 de maio de 2023 | 13:59
 
 
 

Dez supostos criminosos foram mortos nesta segunda-feira (29) em um confronto armado entre civis e forças de segurança em uma rodovia no estado de Nuevo León, no norte do México, informaram as autoridades.

"Funcionários da Força Civil foram agredidos a tiros por sujeitos que viajavam a bordo de três caminhonetes blindadas", disse Gerardo Palacios, secretário de Segurança Pública de Nuevo León, no Facebook. "Saldo: 10 criminosos mortos, 3 caminhonetes blindadas apreendidas", acrescentou.

O funcionário disse que o confronto ocorreu em uma rodovia que liga Nuevo León com a cidade de Nuevo Laredo, no estado de Tamaulipas, região assolada pela violência ligada ao crime organizado.

Ele acrescentou que três policiais sofreram lesões após um carro capotar e um homem ficou ferido por bala. Nuevo León, importante centro industrial do México na fronteira com os Estados Unidos, abriga diversas empresas importantes, como a montadora coreana Kia.

No final de fevereiro, a empresa americana Tesla, do magnata Elon Musk, anunciou um investimento de 5 bilhões de dólares (quase 25 bilhões de reais) para construir uma fábrica em Monterrey, capital e principal cidade do estado.

No entanto, nas estradas que ligam Nuevo León com a vizinha Tamaulipas, foram registrados sequestros, desaparecimentos e roubos. 

O México registrou mais de 340.000 assassinatos e cerca de 100.000 desaparecimentos, a maioria atribuídos a organizações criminosas, desde o lançamento de uma polêmica ofensiva militar antidrogas em dezembro de 2006. (AFP) 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!