Cenário catastrófico

Corpos em decomposição de vítimas do coronavírus são encontrados em Nova York

Vizinhos chegaram a se queixar à polícia local de um odor desagradável vindo de caminhões que estava estacionado em uma das ruas do Brooklyn

Por Da Redação
Publicado em 30 de abril de 2020 | 08:57
 
 
 
normal

Dezenas de corpos de vítimas do novo coronavírus (Covid-19), já em estágio de decomposição, foram encontrados na manhã da última quarta-feira (29) nas ruas do Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos. Eles estavam empilhados dentro de um caminhão e foi descoberto após denúncia de vizinhos, que se queixaram do forte odor que saía dele. 

Segundo reportagem do New York Times, a polícia não conseguiu precisar quantas vítimas estavam empilhadas dentro do caminhão, que fora locado por uma funerária. Um funcionário do establecimento, que falou sob condição de anonimato ao jornalista, disse que a funerária estava armazenando corpos nos veículos após o freezer não suportar mais a demanda atual e estragar.

Esse fato representa o cenário catastrófico que chegou a cidade, que tem seu sistema funerário em colapso após o surto de coronavírus que tomou conta dos Estados Unidos nas últimas semanas. Pelo menos 14.000 pessoas morreram de Covid-19 somente na "Grande Maçã".

A noção de que os nova-iorquinos mortos poderiam aparecer em plena luz do dia em caminhões frigoríficos de uma rua movimentada do Brooklyn trouxe à tona os desafios que a cidade enfrenta ao tentar absorver um desastre que já matou quase cinco vezes mais do que os ataques terroristas de 11 de setembro.

Até mesmo as grandes funerárias não estão dando conta da demanda e não conseguem sequer cremar todos os corpos que lá chegam. Algumas casas funerárias tiveram que usar reboques refrigerados, e outras converteram capelas em necrotérios temporários, usando condicionadores de ar de alta potência para refrescar as vítimas.

Nos Estados Unidos, os diretores funerários são obrigados a armazenar os corpos que aguardam o enterro ou a cremação em condições adequadas que previnam a infecção de Covid-19.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!