Veja as fotos

Dia Mundial dos Oceanos: ONU divulga vencedores do concurso anual de fotografia

Concurso anual de fotografia é realizado em parceria com a Oceanic Global este ano o tema do concurso foi: Planeta Oceano: as marés estão mudando

Por O TEMPO
Publicado em 08 de junho de 2023 | 16:57
 
 
 
normal

Para marcar o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado hoje, 8 de junho, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou os vencedores do seu concurso anual de fotografia realizado em parceria com a Oceanic Global.

As imagens foram selecionadas entre milhares de fotos globais enviadas por fotógrafos amadores e profissionais sobre o tema: "Planeta Oceano: as marés estão mudando".

O fotógrafo espanhol Alvaro Herrero foi o vencedor da categoria No Time to Waste ("Sem Tempo a Perder"). Na imagem, uma baleia-jubarte com uma boia presa na cauda, ​​já em decomposição, morre lenta e agonizantemente. A fotografia traz a reflexão sobre a morte lenta e dolorosa que a humanidade tem proporcionado aos oceanos, no planeta.

Esta foto de uma baleia-jubarte no Oceano Pacífico, na Baixa Califórnia, no México, ganhou o primeiro prêmio na categoria No time to Waste ('Sem Tempo a Perder')

Já na categoria Putting the Ocean First ("Colocando o Oceano em Primeiro Lugar") o vencedor foi Tom Shlesinger com a imagem de uma tartaruga-de-pente conferindo um berçário de corais perto do Mar Vermelho. 

A espécie está entre as menores de todas as tartarugas marinhas — e sua dieta é diversificada, variando de esponjas e corais moles a águas-vivas, crustáceos e muito mais.

Tartaruga-de-pente conferindo um berçário de corais perto do Mar Vermelho, de autoria de Tom Shlesinger, é a vencedora da categoria Putting the Ocean First (

A foto feita pelo fotógrafo Chris Gug, foi a vencedora da categoria The Wonderful World of Tides ("O Maravilhoso Mundo das Marés") e mostra a costa de Cabo San Lucas, no México.

"Enquanto explorava o oceano em busca de um cardume de raias mobula na costa de Cabo San Lucas, no México, com meu drone, dia após dia, me deparei com a rebentação mais lindamente poderosa, na qual ondas enormes quebram diretamente na areia", esclarece Chris Gug.

fotógrafo Chris Gug, é a vencedora da categoria The Wonderful World of Tides (

Confira os vencedores de outras categorias:

  • Categoria Ocean is Life ("Oceano é Vida") 

Vencedor: Shane Gross com a foto de uma mãe catando ouriços-do-mar com o filho para sua família em Bali, na Indonésia

Uma mãe catando ouriços-do-mar com o filho para sua família em Bali, na Indonésia, vencedora da categoria Ocean is Life (

  • Categoria Big and Small Underwater Faces ("Grandes e Pequenas Faces Subaquáticas")

Vencedor:  Glenn Ostle com a foto Mar de Cortez, no México — que mostra um leão-marinho diante de um cardume de peixes

A foto deste leão-marinho foi a vencedora na categoria Big and Small Underwater Faces ('Grandes e Pequenas Faces Subaquáticas')

  • Categoria Underwater Seascapes ("Paisagens Marítimas Subaquáticas")

Vencedor:  Andy Schmid com a foto de uma orca fêmea divide um cardume de arenques enquanto mergulha para pegar um deles, na Noruega

Fotógrafo Andy Schmid é o vencedor na categoria Underwater Seascapes (

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!