Relações internacionais

Em guerra com a Rússia, Zelensky faz viagem inesperada à Alemanha

Viagem não estava prevista em sua agenda e acontece no momento em que a Ucrânia tenta manter o apoio ocidental à guerra contra a Rússia

Por Agências
Publicado em 14 de dezembro de 2023 | 15:57
 
 
 
normal

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, viajou para a Alemanha nesta quinta-feira (14), uma viagem que não estava prevista em sua agenda e que acontece no momento em que a Ucrânia tenta manter o apoio ocidental à guerra contra a Rússia. 

"Zelensky tem reuniões na região do Rhein-Main", localizada no oeste da Alemanha, perto da cidade de Frankfurt, disse um porta-voz da polícia alemã à AFP nesta quinta.

"O objetivo de sua viagem é ir à base militar de Wiesbaden (oeste), de onde se coordena a ajuda dos aliados" da Ucrânia, afirmou o porta-voz da Presidência ucraniana, Sergei Nikiforov.

Em 2022, os Estados Unidos estabeleceram um centro de coordenação da ajuda para a Ucrânia na base militar de Clay, perto da cidade de Wiesbaden. 

A visita inesperada de Zelensky à Alemanha acontece um dia depois de ele ter-se reunido em Oslo, na Noruega, com os líderes de cinco países do norte da Europa, que prestam uma importante ajuda a Kiev. 

Depois de seu Exército ter feito poucos avanços na contraofensiva iniciada em junho, o governo ucraniano teme uma diminuição da ajuda militar e econômica recebida de seus aliados ocidentais. 

Os líderes da União Europeia (UE) se reúnem hoje e amanhã em Bruxelas para chegar a um acordo sobre um novo pacote de ajuda, avaliado em cerca de 50 bilhões de euros (US$ 55 bilhões, ou R$ 269,5 bilhões na cotação atual). (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!