Tensão

EUA também acusam Rússia de promover ataques cibernéticos; governo Putin nega

Ataques teriam ocorrido contra países europeus, principalmente Alemanha, República Tcheca e Suécia

Por Agências
Publicado em 03 de maio de 2024 | 12:50
 
 
 
normal

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de uma série de ataques cibernéticos "malignos" contra países europeus, incluindo a Alemanha e a República Tcheca, informou o Departamento de Estado nesta sexta-feira (3). 

"Os Estados Unidos condenam energicamente a atividade cibernética 'maligna' implementada pela Direção-Geral de Inteligência da Rússia, também conhecida como ATP 28, contra Alemanha, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Eslováquia e Suécia", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

A Rússia negou, nesta sexta-feira (3), que estivesse por trás de um ataque cibernético contra a Alemanha e garantiu que se tratava de uma acusação "infundada". A embaixada russa em Berlim indicou em um comunicado que o seu encarregado de negócios, convocado pelo Ministério das Relações Exteriores alemão, "rejeitou categoricamente as acusações de que as estruturas estatais russas estavam envolvidas no referido incidente (...), por considerá-las sem substância e infundadas".

A chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, acusou um grupo de hackers russos de ter realizado um ataque cibernético "intolerável" no ano passado contra o SPD, o partido do chefe de governo Olaf Scholz. 

"Hoje podemos dizer inequivocamente que atribuímos este ataque cibernético a um grupo chamado APT28, liderado pelos serviços de inteligência russos", disse ele. "Em outras palavras, foi um ataque cibernético apoiado pela Rússia contra a Alemanha e é absolutamente intolerável e inaceitável", acrescentou.

O grupo APT28, também conhecido como Fancy Bear, foi acusado de dezenas de ataques cibernéticos em todo o mundo. A República Tcheca afirmou ainda ter sido alvo de ataques daquele grupo, "orquestrados" pelos serviços de Inteligência russos. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!