Cachorro herói

Exército vai seguir buscas a cão que desapareceu na Colômbia

Pastor belga de 6 anos que participou das buscas às quatro crianças que foram encontradas na sexta (9)


Publicado em 10 de junho de 2023 | 19:21
 
 
 
normal

O Exército colombiano afirmou neste sábado (10) que a operação de resgate que encontrou as quatro crianças com vida, na Colômbia, vai seguir em andamento até também localizar Wilson, um pastor belga de 6 anos que participou das buscas. O cachorro ajudou a localizar o avião e os corpos dos três adultos que morreram no acidente, mas sumiu na mata durante os trabalhos.

"Jamais se abandona um companheiro caído em campo de combate", disse o comandante das Forças Militares colombianas, general Helder Giraldo.

Saiba mais
Desaparecidos há 40 dias, os quatro irmãos foram levados ao hospital de Bogotá para avaliação médica. As crianças estavam desidratadas e tinham ferimentos leves, sobretudo nos pés. Elas pertencem à etnia indígena uitoto e têm 13, 9 e 4 anos, além de um bebê de 11 meses, que completou um ano durante o período na selva.

Na última semana, durante as buscas na mata fechada, pegadas do animal foram encontradas junto com marcas que poderiam ser das crianças. Quando Wilson sumiu, as equipes de resgate chegaram a suspeitar que ele pudesse ter encontrado os irmãos e permanecido com eles. Mas o cão não estava lá no momento do resgate das crianças.

Segundo o jornal colombiano "Cambio", Wilson foi solto na quarta-feira da semana passada em uma área para tentar encontrar as crianças e, até o momento, não havia regressado, apesar do seu treinamento.

Ainda de acordo com o "Cambio", há três semanas o cachorro ficou desaparecido por horas, mas retornou aos militares. O animal estava com alto grau de desidratação e pequenas feridas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!