Lucerna

Falta de moradia força governo a limitar locação por temporada em cidade suíça

Aluguéis de curta duração nas plataformas do tipo Airbnb serão limitados até um máximo de 90 dias por ano em Lucerna, na Suíça

Por Agências
Publicado em 12 de março de 2023 | 17:15
 
 
 
normal

A cidade suíça de Lucerna votou neste domingo (12) a favor da limitação dos aluguéis de curta duração nas plataformas do tipo Airbnb, até um máximo de 90 dias por ano.

Pouco mais de 64% dos eleitores desta cidade, conhecida por sua arquitetura medieval no centro do país, votaram a favor da iniciativa apresentada pelos socialistas.

Os defensores da iniciativa declararam que o objetivo é limitar os aluguéis temporários em grande escala para plataformas do tipo Airbnb e liberar moradias para os habitantes de Lucerna, que enfrentam uma escassez significativa.

Os opositores da iniciativa alertaram que ela poderia prejudicar o turismo na cidade, que é um dos principais destinos turísticos da Suíça.

O governo local havia apresentado um contraprojeto que limitava o percentual de imóveis para alugar apenas em bairros não turísticos, o que foi rejeitado pelos eleitores.

A esquerda comemorou o resultado e o co-presidente do partido socialista nacional, Cédric Wermuth, classificou-o como "uma vitória fantástica contra o lobby imobiliário", em mensagem no Twitter.

Já existe uma limitação de imóveis para alugar a curto prazo destinadas a turistas nos cantões de Genebra e Vaud. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!