meio ambiente

França sediará novos debates sobre pacto mundial para salvar oceanos do plástico

União Europeia quer um pacto que cubra todo o ciclo de vida dos plásticos, com esforços para reduzir, eliminar e proibir plásticos

Por Agências
Publicado em 06 de dezembro de 2022 | 16:52
 
 
 
normal

A França sediará em Paris, "no fim de maio de 2023", uma segunda rodada de negociações, depois da realizada no Uruguai, para pactuar um tratado mundial sobre a poluição marinha por plásticos, anunciaram fontes oficiais nesta terça-feira (6).

Representantes de 160 países e cerca de 850 membros da sociedade civil participaram da primeira etapa da negociação, que terminou em 2 de dezembro em Punta del Este, no Uruguai, após cinco dias de debates.

"Esta sessão foi a ocasião para que os Estados detalhassem suas ambições para o futuro acordo, que devem ser as mais elevadas possíveis", informaram a chancelaria e o Ministério de Transição Ecológica da França, ao anunciarem a nova rodada.

A França e a União Europeia (UE) querem um pacto que "cubra todo o ciclo de vida dos plásticos, com esforços para reduzir, eliminar e proibir plásticos e substâncias problemáticas", assim como "microplásticos e plásticos de uso único", acrescentaram.

Onze milhões de toneladas de plásticos chegam aos mares e oceanos a cada ano, uma quantidade que pode ser três vezes maior em 2040 se não forem tomadas medidas, segundo a ONU. Além disso, os plásticos representam pelo menos 85% dos rejeitos lançados no mar.

Em março, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA, na sigla em inglês) adotou uma moção para criar um Comitê Intergovernamental de Negociação (INC, na sigla em inglês) da ONU, que se reuniu pela primeira vez em Punta del Este. O objetivo do órgão é elaborar um texto juridicamente vinculante até 2024.

(AFP)
                
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!