Itália

Giorgia Meloni tem 1º encontro como chefe de governo com um líder estrangeiro

Italiana estreou no cenário internacional ao receber o presidente francês, Emmanuel Macron

Por Agência
Publicado em 24 de outubro de 2022 | 08:10
 
 
 

Pouco tempo depois de assumir o cargo, Giorgia Meloni estreou no cenário internacional na noite deste domingo, ao receber o presidente francês, Emmanuel Macron, em Roma, seu primeiro encontro com um líder estrangeiro.  A reunião, que aconteceu sem a presença de câmeras, durou pouco mais de uma hora. 

"Como europeus, países vizinhos, povos amigos, com a Itália devemos continuar todo o trabalho iniciado. Triunfar juntos, com diálogo e ambição, devemos isto à nossa juventude e aos nossos povos", tuitou o presidente francês, adicionando uma foto com Giorgia.

A presidência francesa informou que Macron "felicitou a primeira-ministra" durante a conversa, que classificou como "pragmática e construtiva", além de "franca". A comitiva do presidente ressaltou: "Vamos julgar um pouco a partir dos seus atos. Há vigilância, há uma exigência por parte do presidente da república". Paris já havia alertado a vencedora das eleições italianas para o respeito ao Estado de Direito.

Roma destacou que a "reunião cordial e produtiva" se concentrou na "necessidade de respostas rápidas e comuns ao aumento dos preços da energia" na Europa, no "apoio à Ucrânia" e na "gestão dos fluxos migratórios". Ao contrário de outros líderes políticos internacionais e representantes da União Europeia, o chefe de Estado francês ainda não havia se pronunciado sobre a vitória de Giorgia. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!