Entenda

Governo da Noruega alerta a população sobre baleia beluga ser 'espiã' russa

Autoridades do país afirmaram que o animal será rastreado por oficiais da marinha

Por O TEMPO
Publicado em 26 de maio de 2023 | 11:10
 
 
 
normal

O governo da Noruega emitiu um alerta para a população evitar contato com uma baleia beluga que se encontra na região de Inner Oslofjord. No comunicado, divulgada nesta quarta-feira, o órgão acredita que o animal pode ser uma “espiã” russa nadando ao longo da costa do país.

Segundo o jornal americano "New York Post", a baleia beluga, apelidada de Hvaldimir, ganhou fama internacional em 2019 depois que foi flagrada usando uma coleira feito especialmente com montagens para uma câmera, levando os especialistas a acreditar que o animal pode ter sido treinada pelos militares russos.

"Incentivamos especialmente as pessoas nos barcos a manterem uma boa distância para evitar que a baleia seja ferida ou, no pior dos casos, morta pelo tráfego das embarcações", disse o chefe da Direção de Pesca da Noruega, Frank Bakke-Jensen, por meio de um comunicado à imprensa.

A Diretoria de Pesca acrescentou que irá acompanhar os movimentos da baleia, apelidada de Hvaldimir, um trocadilho com a palavra norueguesa para baleia - hval - e Vladimir Putin, em referência às suas possíveis ligações russas. O órgão espera ainda que o cetáceo recue quando chegar ao estreito de Oslo.

Atualmente, as baleias são animais protegidos na Noruega, e a população é orientada a evitar perturbar os animais selvagens. Segundo o jornal Aftenposten, há o risco de que a baleia possa ser ferida devido ao contato humano, uma vez que ela está se aproximando de Indre Oslofjord, uma área densamente povoada.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!