Para segunda-feira

Guaidó retorna à Venezuela e convoca manifestações

O autoproclamado presidente interino, que esteve no Brasil e em outros países da América do Sul, usou as redes sociais para se dirigir aos opositores de Maduro

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 03 de março de 2019 | 15:36
 
 
normal

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, convocou há pouco via redes sociais os venezuelanos para sair as ruas amanhã, às 11h (12h, pelo horário de Brasília). Na noite de ontem, Guaidó anunciou que está regressando ao país.

"Convoco o povo venezuelano a se manifestar, em todo o país, amanhã (segunda-feira), às 11h. Fiquem atentos às redes oficiais, informaremos os pontos de concentração. #VamosBien porque vamos todos. Vamos Venezuela!", escreveu Guaidó em sua conta oficial no Twitter.

Na quinta-feira, Guaidó já havia informado que retornaria ao seu país ainda no final de semana ou na segunda-feira, apesar das ameaças de que poderá ser preso no retorno pelo governo do presidente Nicolás Maduro.

Em nota, ontem o ministério das Relações Exteriores do Brasil disse esperar que a volta de Guaidó à Venezuela ocorra sem incidentes e que "os direitos e segurança do político e de seus familiares e assessores sejam plenamente respeitados por aqueles que ainda controlam o aparato de repressão do regime".

Diálogo, mas sem interferência externa

O governo de Maduro sinalizou que está aberto a negociar com a oposição, mas para isso impôs cinco condições, entre as quais estão a não interferência de outros países nos assuntos internos do país e o respeito a soberania da Venezuela.

Os outros pontos são: respeito ao direito a paz do país; retirada de sanções e o estabelecimento de um mecanismo para dirimir por meios pacíficos as diferenças entre governo e oposição.

A proposta foi anunciada pelo vice-presidente para Comunicação, Cultura e Turismo da Venezuela, Jorge Rodríguez, em entrevista à agência russa Sputnik Nóvosti, publicada por ele em sua página na internet neste sábado e reproduzida pela Agência Venezuelana de Notícias.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!