Mundo

Halloween: Sobe para 146 o número de mortos em festa em Seul

Outras cem pessoas ficaram feridas. Incidente parece ter sido causado por uma debandada devido ao tamanho da multidão

Por Agências
Publicado em 29 de outubro de 2022 | 15:28
 
 
 

Pelo menos 146 pessoas morreram neste sábado (29) e cerca de 100 ficaram feridas em um tumulto durante as comemorações de Halloween no centro de Seul, a capital da Coreia do Sul, onde milhares de pessoas se aglomeravam em ruas estreitas, informaram as autoridades.

O responsável do departamento dos bombeiros, Choi Seong-beom, disse que o incidente ocorreu por volta das 22h22 locais de sábado (10h22 em Brasília) e que muitas das vítimas foram pisoteadas até a morte.

"O alto número de vítimas resultou do fato de que muitos foram pisoteados durante o evento de Halloween", disse Choi, que acrescentou que o número de óbitos poderia aumentar.

Anteriormente, autoridades disseram que 50 pessoas tinham sofrido paradas cardíacas, e que mais de 140 ambulâncias tinham sido enviadas ao local para prestar socorro às vítimas. O bairro de Itaewon é um destino popular para as comemorações de Halloween na capital sul-coreana.

Assista: 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by O Tempo (@otempo)

O presidente do país, Yoon Suk-yeol, ordenou o envio de equipes de primeiros socorros ao local e pediu que os hospitais se preparassem para receber os feridos, indicou a Presidência.

Primeiros socorros

Imagens feitas no local do incidente mostravam pessoas realizando os procedimentos de primeiros socorros em diversas vítimas deitadas na calçada, enquanto os socorristas corriam para ajudar outras pessoas.

Agentes da polícia formaram um cordão de isolamento no entorno do local do tumulto, enquanto os socorristas levavam as vítimas -  algumas cobertas com lençóis - para as ambulâncias.

Por volta de 20 pessoas estavam completamente cobertas com lençóis improvisados na calçada.

Esta é a primeira vez que os sul-coreanos realizam as comemorações de Halloween em Itaewon desde o início da pandemia de covid-19 em 2020.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!