Não era amor, era AI

Homem se apaixona por mulher criada por inteligência artificial: 'fui enganado'

Em uma das postagens feitas pelo usuário nas redes sociais, ele disse estar se relacionando com a mulher perfeita

Por O Tempo
Publicado em 12 de abril de 2023 | 15:39
 
 
 

A rede social Reddit é um lugar em que diversas situações inusitadas são postadas diariamente pelos usuários. Uma delas foi a do homem que confessou ter se apaixonado por uma "mulher perfeita" chamada Claudia, que, para infelicidade dele, era falsa e criada por meio de inteligência artificial (AI). 

Nas postagens feitas pelo usuário nas redes sociais, ele dizia estar se relacionando com uma mulher muito "muito sexy e perfeita". Mesmo assim, algo já o alertava sobre o golpe: "parece muito bom para ser verdade", disse. 

E era. Quem revelou a armação para o homem apaixonado foi um repórter do jornal "Washington Post". Claudia foi criada por dois estudantes do curso de Ciências da Computação como uma forma de brincadeira e também para ganhar um dinheiro extra

A dupla havia lido um post de um homem que relatava ter ganhado US$ 500 se passando por mulher e enganando pessoas pela internet. Ao tomarem conhecimento da história, a dupla de estudante teve a ideia de criar a mulher ideal utilizando a Stable Diffusion, um dos melhores AI para criação de imagem disponível no mercado. Os estudantes espalharam fotos dela pelo Reddit e começaram a cobrar pelo envio de nudes. 

Um outro usuário conta que também utiliza a plataforma para criar mulheres falsas para conversar com outros internautas e, assim, ganhar dinheiro com envio de nudes. Ele ainda revelou que, na maioria dos casos, os compradores não se importam com a 'origem' da amada. "Se eles são reais ou não, quem realmente se importa?", comentou. (Com informações de Extra Not Found)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!