ciência

Hormônio secretado pelo feto causa os enjoos durante a gravidez, diz estudo

Estudo foi publicado na revista Nature por pesquisadores encabeçados pela Universidade de Cambridge

Por Agências
Publicado em 18 de dezembro de 2023 | 14:05
 
 
 
normal

Um hormônio secretado pelo feto está relacionado com as náuseas e os vômitos que muitas mulheres sofrem durante a gravidez, segundo um estudo que abre uma via para tratar esses tipos de mal-estar. 

Os enjoos e os vômitos estão presentes em uma gravidez a cada dez e uma a cada 100 mulheres apresenta sintomas graves. 

Esse mal-estar denominado "hiperêmese gravídica" é a causa mais frequente da hospitalização nas mulheres com gestações de menos de três meses. 

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge associados a acadêmicos da Escócia, Estados Unidos e Sri Lanka publicaram um estudo na quarta-feira na revista Nature que supõe que essas doenças estão associadas a um hormônio secretado pelo feto conhecido como GDF15.

Os pesquisadores demonstraram que as náuseas e os vômitos nas grávidas dependem da quantidade de GDF15 produzida pelo feto e pela placenta que chegam à corrente sanguínea da mãe e da sensibilidade específica que uma mulher tem a essa substância. 

O estudo levantou a possibilidade de que algumas mulheres têm um risco genético mais elevado de sofrer hiperêmese gravídica, já que têm níveis mais baixos desse hormônio no sangue quando não estão grávidas. 

O feto que cresce no útero "produz um hormônio a níveis com os quais a mãe não está acostumada. Quanto mais sensível ela é a esse hormônio, pior se sentirá", resumiu o professor Stephen O'Rahillu, codiretor do Instituto de Ciências Metabólicas da Universidade de Cambridge, que é um dos autores do estudo.

A Universidade de Cambridge afirmou que entender esse mecanismo abre um caminho para tratar esse mal-estar. 

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!