Tempestades na Europa

Inundações na França matam pelo menos 13 pessoas

Chuvas torrenciais atingem o sul do país desde domingo

Por AFP
Publicado em 15 de outubro de 2018 | 15:58
 
 
 
normal

Villegailhenc, França. (atualizada às 17h37) Doze pessoas morreram entre domingo (14.10) e o início da tarde de segunda-feira (15.10) após chuvas torrenciais e inundações no sul da França. 

Segundo novo balanço provisório fornecido pela Defesa Civil francesa, as chuvas torrenciais deixaram ao menos 13 mortos, 8 pessoas feridas e um desaparecido. 

O presidente Emmanuel Macron, que deve se dirigir ao departamento atingido "assim que possível", expressou esta tarde "solidariedade de toda a nação" às vítimas e elogiou a mobilização "exemplar" dos serviços de emergência. 

Em 5 horas, "entre 160 e 180 mm de água caíram sobre a aglomeração de Carcassonne", segundo o prefeito de Aude, Alain Thirion. 

Mas a situação não estava estabilizada até a segunda-feira e eram esperados novos transbordamentos até o fim do dia, segundo o serviço Vigicrues. 

Mais de mil moradores de Pezens, no distrito de Aude, deixaram suas casas esta manhã como medida preventiva devido aos riscos de transbordamento de uma barragem, indicou à AFP a Defesa Civil. 

A evacuação do restante desta cidade de cerca de 1.500 habitantes, localizada no noroeste da cidade de Carcassonne, foi suspensa, acrescentou o serviço. 

Números provisórios

Na região de Carcassonne, os campos estão completamente inundados e várias estradas foram destruídas ou estão intransitáveis, com árvores caídas nas estradas e veículos arrastados pela água.

O balanço é "provisório e deve aumentar conforme avança a intervenção das equipes de resgate", declarou o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, antes da atualização do número de mortos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!