Coronavírus no Irã

Irã anuncia 135 mortes em 24 horas por coronavírus; são 988 no total

De acordo com o porta-voz do ministro da Saúde, Kianush Jahanpur, mais de 1.178 novos casos de contágio foram confirmados durante as últimas 24 horas

Por Agence France Presse
Publicado em 17 de março de 2020 | 10:41
 
 
 
normal

As autoridades do Irã anunciaram nesta terça-feira 135 mortes em 24 horas provocadas pelo novo coronavírus, o que eleva a 988 o balanço da epidemia COVID-19 no país, um dos mais afetados depois da China.

De acordo com o porta-voz do ministro da Saúde, Kianush Jahanpur, mais de 1.178 novos casos de contágio foram confirmados durante as últimas 24 horas.

"Isto eleva o número total de casos confirmados a 16.169 pessoas", declarou Jahanpur em uma entrevista coletiva.

O porta-voz, que pediu aos iranianos que permaneçam em casa para frear a propagação, também anunciou que 5.389 pacientes foram curados e estão em bom estado de saúde.

Fato incomum, o Irã anunciou na segunda-feira o fechamento de quatro importantes locais sagrados xiitas para tentar conter a epidemia.

Na véspera do Ano Novo iraniano (de 19 de março a 3 de abril), que tradicionalmente provoca a viagem de milhares de pessoas por rodovias, as autoridade iranianas pediram às pessoas que permaneçam em casa e considerem o vírus como um problema "sério". 

Para dissuadir as pessoas a respeito dos deslocamentos, várias províncias ordenaram o fechamento dos hotéis. 

As celebrações da tradicional festa do fogo persa, na qual os iranianos se reúnem nas ruas, que deveriam começar na terça-feira à noite, foram proibidas em Teerã e em várias províncias, segundo a agência oficial Irna.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!