Conflito

Israel devolve 80 corpos palestinos desenterrados para ver se eram reféns

Exército queria verificar identidade e analisar se não se tratava de reféns israelenses

Por Agências
Publicado em 26 de dezembro de 2023 | 17:32
 
 
 
normal

O Exército israelense devolveu, nesta terça-feira (26), 80 corpos de palestinos mortos na guerra em Gaza depois que os removeu de valas comuns e necrotérios do território palestino para comprovar que não se tratava de reféns israelenses, indicaram as autoridades de Gaza.

Após recuperarem os corpos, responsáveis locais do território palestino os enterraram em uma vala comum em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, constataram jornalistas da AFP.

Fontes do Ministério da Saúde de Gaza, governada pelo Hamas desde 2007, indicaram que o Exército israelense havia retirado recentemente esses corpos de valas comuns ou necrotérios de hospitais do território palestino.

Segundo essa mesma fonte, as Forças de Defesa de Israel queriam garantir que entre esses mortos não havia nenhum dos cerca de 240 reféns capturados pelo Hamas em 7 de outubro. Segundo Israel, 129 seguem retidos em Gaza.

Depois que os israelenses comprovaram as identidades, devolveram os corpos às autoridades de Gaza através da intermediação da Cruz Vermelha na passagem fronteiriça de Kerem Shalom, entre Israel e Gaza.

O Exército israelense não fez nenhum comentário a respeito.

Israel prometeu "aniquilar" o Hamas após a incursão de comandos islamistas no sul do país em 7 de outubro, um ataque brutal que deixou 1.140 mortos, a maioria civis, segundo um balanço da AFP.

Em resposta, o Exército israelense iniciou no mesmo dia uma ofensiva contra o território palestino. O Ministério da Saúde do Hamas afirma que 20.915 pessoas, a maioria mulheres e menores de idade, morreram em Gaza desde o início das operações israelenses. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!