Israel x Hamas

Israel x Hamas: veto dos EUA na ONU terá 'consequências monstruosas', diz Rússia

Para a Rússia, a não aprovação da resolução que pedia um cessar-fogo é decepcionante

Por Agências
Publicado em 19 de outubro de 2023 | 17:19
 
 
 
normal

A Rússia disse, nesta quinta-feira (19), que a decisão dos Estados Unidos de bloquear a resolução da ONU que pedia a suspensão das hostilidades entre Israel e Hamas com fins humanitários terá “consequências monstruosas” para os civis.

“No contexto de um confronto que cresce e que pode se expandir para além das fronteiras da região do Oriente Médio e tomar uma dimensão confessional, as consequências deste passo são monstruosas”, declarou o Ministério de Relações Exteriores russo em um comunicado.

Para Moscou, é “decepcionante” que não tenha sido aprovada uma resolução que poderia “deter a escalada de tensões e reduzir a violência contra os civis”. O veto dos Estados Unidos “mostra claramente as verdadeiras aspirações de Washington para a região”, acrescentou.

Dos 15 Estados-membros do Conselho de Segurança da ONU, 12 votaram na quarta-feira a favor do texto, apresentado pelo Brasil, que está na presidência do órgão. Rússia e Reino Unido se abstiveram e EUA - um dos cinco membros permanentes - votou contra, o que bastou para bloquear a medida. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!