Recorde

Jovem com 65 cm entra para o Guinness como menor homem do mundo

'Telefones em geral são pesados para usar por muito tempo, mas eu ainda consigo', disse

Por O TEMPO
Publicado em 14 de abril de 2023 | 11:01
 
 
 

Um jovem de 21 anos entrou para o Guinness World Records como o homem mais baixo do mundo. Com 65,24 centímetros de altura e pesando 6,5 kg, Afshin Esmaeil Ghaderzadeh bateu o recorde do colombiano Edward Niño Hernandez, de 36 anos, que tem 71 centímetros de altura. 

Afshin nasceu no Irã e vive em uma aldeia remota com seus pais. Devido ao seu tamanho, ele não pôde frequentar a escola e, por isso, não passou pelo processo de alfabetização. Segundo Esmaeil, pai do jovem, “o tratamento contínuo e a fraqueza física do meu filho são as principais razões pelas quais ele parou de estudar.”

A estatura de Afshin também o impede de trabalhar. Em função disso, ele passa a maior parte do tempo no celular ou assistindo a desenhos animados. “Os telefones em geral são pesados para usar por muito tempo, mas eu ainda consigo”, falou o jovem ao Guinness.

Ele também encontra dificuldades para encontrar roupas que lhe caibam. As únicas peças que servem no jovem são as feitas para crianças. Portanto, suas vestes sempre têm de ser feitas sob medida, e ele prefere usar ternos.

Apesar das dificuldades, inclusive financeiras, o jovem diz viver uma vida tranquila com os pais. Ele adora dançar toda vez que ouve uma música curda tocando.

Afshin também tem o desejo de ajudar os pais, e o título do Guiness pode lhe ajudar. “Meu sonho é ser capaz de ajudar meus pais. Embora qualquer coisa de tamanho médio pareça grande ao meu lado, este reconhecimento global pode [ajudar a] realizar meu sonho”.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!