Privação de liberdade

Mãe é detida na Suécia por trancar filho por quase 30 anos

Homem tinha feridas infectadas nas pernas, mal conseguia caminhar, ou falar, e praticamente perdeu todos os dentes

Por AFP
Publicado em 01 de dezembro de 2020 | 10:44
 
 
 
normal

As autoridades suecas anunciaram nesta terça-feira (1º) a detenção de uma mulher de 70 anos, suspeita de ter trancado seu filho por 28 anos, o qual foi encontrado - de acordo com a imprensa local - em seu apartamento na região de Estocolmo com feridas infectadas, desnutrido e quase sem dentes.

"A mãe é suspeita de privação ilegal da liberdade e de provocar lesões físicas", disse à AFP o porta-voz da polícia Ola Österling.

O filho, de 41 anos, ficou trancado durante muito tempo no apartamento da família em Haninge, nas proximidades de Estocolmo, relatou.

De acordo com os jornais Expressen e Aftonbladet, a mãe deixou o filho trancado no apartamento durante 28 anos, depois de retirá-lo da escola quando tinha 12.

"O alerta foi dado por uma integrante da família, depois de ver (a vítima)", confirmou o Ministério Público em um comunicado.

A imprensa local afirmou que o homem tinha feridas infectadas nas pernas, mal conseguia caminhar, ou falar, e praticamente perdeu todos os dentes.

A polícia não confirmou os detalhes, mas indicou que o homem foi hospitalizado. "Havia urina, sujeira e poeira. Cheirava a mofo. Ninguém faz limpeza há anos", segundo a familiar que encontrou a vítima, citado de maneira anônima pelo Expressen.

A pilha de lixo quase impediu a entrada no apartamento. "Estou surpresa, chateada, mas ao mesmo tempo aliviada. Há 20 anos que espero por este dia, porque percebi que ela tinha o controle total da vida dele, mas nunca teria imaginado algo desta magnitude", disse a fonte da família.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!