Uma mãe argentina precisou levar os filhos gêmeos à polícia para identificar quem era quem. A angústia dos pais de Lorenzo e Valentin gerou uma comoção internacional, quando Sofi Rodriguez postou no Twitter, na quinta-feira (2):  “Amanhã tenho que ir à polícia para que tirem as impressões digitais dos meus gêmeos e me digam qual é qual. Já ganhei o prêmio de mãe do ano”. Seu tweet viralizou, com mais de 15 milhões de visualizações.

Os bebês idênticos nasceram em janeiro deste ano. Segundo a mãe, a confusão começou quando ela precisou remover as pulseiras de identificação. “Nós usávamos essas pulseiras de cores diferentes para identificá-los, mas eles cresceram e precisamos cortá-las. Foi um dia em que eles estavam doentes, vomitaram e, na hora em que fomos vesti-los novamente, não sabíamos mais quem era quem. Já colocamos novas pulseiras nos pulsos deles, mas não sabemos quem é o Valentin e quem é o Lorenzo”, contou Sofi, em entrevista à ABC.

No dia 15 de março, o Registro Nacional de Pessoas (Renaper), órgão do Ministério do Interior argentino, foi à casa da família, em San Francisco, Córdoba, e coletou as digitais das crianças para compará-las com os dados biométricos colhidos no nascimento. Foi isso que colocou fim à angústia dos pais, que agora já sabem quem é Lorenzo e quem é Valentín. Na verdade, apesar da confusão, eles confirmaram que cada um era quem realmente pensavam.