ONDA DE CALOR

Mais de 2.000 são retirados de ilha grega devido a um incêndio

Cerca de 30.000 pessoas, a maioria turistas já foram evacuadas da ilha de Rodes por conta de fogo, há cinco dias fora de controle

Por Agências
Publicado em 22 de julho de 2023 | 18:59
 
 
 
normal

Mais de 2.000 pessoas foram evacuadas neste sábado (22) por barcos da turística ilha grega de Rodes devido a um incêndio que permanece fora de controle há cinco dias.

Três navios da guarda costeira acompanharam mais de 30 embarcações privadas na operação de evacuação, enquanto um navio da Marinha grega se dirigia à área.

As pessoas foram evacuadas das praias de Kiotari e Lardos, no leste desta ilha mediterrânea muito popular entre os turistas, conforme informaram os guardas costeiros.

Desde o momento em que o alerta de evacuação soou no início da tarde, turistas foram vistos puxando malas e se dirigindo à praia, alguns com carrinhos de bebê com crianças pequenas.

De acordo com as autoridades locais, cerca de 30.000 pessoas já foram evacuadas de várias áreas da ilha por diversos meios.

Cinco helicópteros e 173 bombeiros estão combatendo o incêndio, que começou em uma montanha no centro da ilha, disse o vice-diretor dos bombeiros, Yannis Artapoios.

Três hotéis na área de Kiotari foram danificados pelas chamas. Em outros dois hotéis, os turistas foram evacuados como medida de precaução em trinta ônibus.

A onda de calor extremo avança pela Europa e pelos EUA e aumenta a preocupação com os incêndios. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!