mina de Bonghwa

Mineiros sul-coreanos presos por nove dias são resgatados com vida

Homens ficaram presos em um buraco vertical a cerca de 190 metros de profundidade quando o acidente ocorreu em 26 de outubro

Por Agência
Publicado em 05 de novembro de 2022 | 08:11
 
 
 

Dois mineiros sul-coreanos foram resgatados com vida depois de nove dias presos em uma mina de zinco que desmoronou no leste do país. Imagens da televisão local mostraram mineiros saindo da mina nessa sexta-feira (4) auxiliados por equipes de emergência, finalizando uma complicada operação de resgate.

Os dois homens ficaram presos em um buraco vertical a cerca de 190 metros de profundidade quando o acidente na mina de Bonghwa (leste) ocorreu em 26 de outubro. Os sobreviventes, de 62 e 56 anos, estavam em condição estável, disseram as autoridades.

Para se aquecer, eles acenderam uma fogueira e construíram uma barraca de plástico dentro do túnel, acrescentaram. Os sobreviventes "tinham café solúvel com eles e me disseram que o usaram como alimento", disse Lim Yoon-sook, do corpo de bombeiros. "Também me disseram que aguentaram bebendo qualquer água que caísse no buraco", acrescentou.

Os parentes estavam eufóricos com o resgate, ainda incrédulos com o resultado da operação. "Eu apenas gritei: pai!", disse Park Geun-hyeong, filho de um dos sobreviventes, ao lembrar do momento do reencontro.

"Isso ainda parece surreal", diz Lim, sobrinha do outro sobrevivente, que saiu da mina com um tapa-olho depois de tantos dias no escuro. A boa notícia chega em um momento de luto nacional na Coreia do Sul pela morte de mais de 150 pessoas em um tumulto durante uma festa do evento de Halloween em Seul na semana passada.

O presidente Yoon Suk-yeol postou uma mensagem no Facebook neste sábado (5) dizendo que o resgate foi "realmente milagroso". "Obrigado e obrigado novamente por retornar com segurança da encruzilhada entre a vida e a morte", escreveu. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!