'Quando envelhecer, paro'

Mulher de 102 Anos lidera rotina fitness em lar de idosos

As aulas de Bailey acontecem quatro vezes por semana e envolvem várias práticas como alongamentos musculares e exercícios na água.

Por O TEMPO
Publicado em 14 de março de 2023 | 09:55
 
 
 

Uma norte-americana, de 102 anos, é a prova viva de que adotar hábitos saudáveis podem prolongar a longevidade. Moradora de um lar de idosos em Omaha, Nebraska (EUA), Jean Bailey, está longe de diminuir o ritmo nos treinos e ainda lidera a rotina de treinos para os seus vizinhos desde o início da pandemia de COVID-19 em 2020.

“Nós não podíamos sair da comunidade, então apenas saímos do nossos apartamentos e começamos a praticar exercícios juntos e isso se tornou um hábito”, explicou Bailey em uma entrevista ao “Good Morning America”.

As aulas de Bailey acontecem quatro vezes por semana e envolvem várias práticas como alongamentos musculares e exercícios na água. Embora a aposentada, tenha dito que é “meio rigorosa” com seus alunos sobre os movimentos, ela os encoraja diariamente a realizarem os exercícios no próprio ritmo e de acordo com as suas limitações. 

 “Você não precisa começar fazendo isso de forma muito rigorosa. Mas, nós temos um casal que uma garota teve um derrame e outro com artrite e eu apenas digo a eles, não me importa o que eles façam”, conta Bailey.

Bailey comenta que não tem um exercício preferido e não cogita parar as práticas. Além disso, adota uma abordagem holística para manter todo o corpo em movimento.

"Quando envelhecer, eu paro. O importante é se mexer, dispara. “Você começa com o queixo no peito e depois acaba fazendo círculos com a cabeça e vai para os braços e vai para as pernas, vai para as costas”, completa Bailey.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!