Competição

Nicarágua vence Miss Universo 2023; veja fotos das finalistas

Sheynnis Palacios venceu esta edição, ao lado das concorrentes da Tailândia e da Austrália

Por Agências
Publicado em 19 de novembro de 2023 | 09:27
 
 
 

A nicaraguense Sheynnis Palacios venceu a 72ª edição do concurso Miss Universo, organizado em San Salvador e que pela primeira vez incluiu concorrentes casadas, "plus size" e duas mulheres trans.

Ao lado da segunda colocada, a tailandesa Anntonia Porsild (foto abaixo), Sheynnis Palacios, de 23 anos, recebeu a coroa e a faixa de sua antecessora, a americana R'Bonney Gabriel.

Anntonia Porsild, segunda colocada no Miss Universo 2023

A australiana Moraya Wilson (foto abaixo) ficou em terceiro lugar.

Moraya Wilson, terceira colocada no Miss Universo 2023

Esta é a primeira vez que a Nicarágua vence o concurso Miss Universo. Palacios superou 83 concorrentes, que durante a semana participaram nas competições preliminares.

A representante da Nicarágua destacou em sua resposta final ao júri a importância da igualdade salarial para que as mulheres possam "trabalhar em qualquer área". "Não há limite para as mulheres", disse.

A colombiana María Camila Avella, de 28 anos, se tornou a primeira mãe na história do evento a ficar entre as cinco finalistas. Além da colombiana, a guatemalteca Michelle Cohn foi outra mãe que participou no concurso, em uma tentativa da organização tornar o evento mais inclusivo.

O Top 20 incluiu a representante de Portugal, a trans Marina Machete, assim como a concorrente do Nepal, Jane Garret, a primeira candidata 'plus size' no Miss Universo. Além de Machete, o concurso teve a participação de mais uma mulher trans, a representante da Holanda, Rikkie Valerie Kolle.

A organização do evento anunciou que a próxima edição do Miss Universo será no México.

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!