Recorde Mundial

Norte-americana entra para o livro dos recordes por ter os maiores pés femininos

Os pés da norte-americana medem 33 centímetros, pelos padrões de tamanho brasileiro, ela calça o número um 48 masculino

Por O TEMPO
Publicado em 16 de dezembro de 2022 | 12:49
 
 
 
normal

Tanya Herbert, de 38 anos, entrou para o livro dos recordes por ser dona dos maiores pés de uma mulher viva. Morada de Houston, Texas (EUA),  ela ultrapassou Julie Felton, do Reino Unido, que por três anos ocupava a posição no Guinness World Record.

Os pés da norte-americana medem 33 centímetros, pelos padrões de tamanho brasileiro, ela calça o número um 48 masculino.

Em entrevista ao Guinness, Tanya Herbert disse que comprar sapatos sempre foi um desafio e agora ela os compra exclusivamente online. Durante grande parte de sua vida, os únicos tipos de sapatos que ela conseguiu encontrar em seu tamanho foram os sapatos masculinos. "Ir às lojas estava fora de questão", disse ela. "Nenhuma das lojas em que já estive tinha um tamanho 16 masculino e muito menos um tamanho 18 feminino." 

A mulher também é extremamente alta. Com 2,08 m de altura, ela é apenas sete centímetros mais baixa do que a mulher viva mais alta do mundo, a turca Rumeysa Gelgi, que tem 2,15 m de altura. 

Ao Guinness ela também declarou que sentiu uma pressão imensa dos treinadores esportivos que queriam que ela jogasse basquete, mas ela optou por se concentrar em sua educação e "nunca se envolveu em esportes". 

Sobre o número do calçado, Tanya Herbert explica que aprendeu maneiras de adaptar os sapatos para se adequarem melhor a ela. "Eu compro alguns dos maiores sapatos que pude encontrar online e faço adaptações para aumentar o tamanho e torná-los um pouco mais largos para que caibam.

Com seu título, Herbert espera que sua história inspire as empresas de manufatura a serem mais inclusivas, ofereçam uma variedade maior de tamanhos ​​e sejam mais acessíveis. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!