Palestina

"Nosso coração esta noite está em Belém", diz papa sobre guerra

Veja fotos da cidade onde nasceu Jesus sem celebrações

Por Agência
Publicado em 24 de dezembro de 2023 | 17:15
 
 
 

Cidade do Vaticano. "Nosso coração esta noite está em Belém", afirmou neste domingo (24) o papa Francisco, no momento em que a cidade da Cisjordânia onde nasceu Jesus, segundo a tradição cristã, celebrava uma véspera de Natal ofuscada pela guerra entre Israel e Hamas em Gaza 

"Nosso coração, esta noite, está em Belém, onde o Príncipe da Paz continua sendo rejeitado pela lógica perdedora da guerra, com o rugido das armas que hoje também impedem que Ele encontre abrigo no mundo", expressou o pontífice argentino durante a missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Tristeza em Belém

A algumas horas da noite de Natal, a tristeza predominava em Belém, a cidade onde Jesus nasceu segundo a tradição cristã, localizada na Cisjordânia, uma região ocupada por Israel desde 1967.

Os cristãos palestinos - cerca de 50 mil, dos quais cerca de mil vivem em Gaza - estão com a atenção voltada para a guerra, e a prefeitura de Belém cancelou grande parte das celebrações.

"É difícil celebrar algo em um momento em que nosso povo está morrendo", disse à AFP Nicole Najjar, estudante de 18 anos entrevistada em uma Praça da Manjedoura deserta.

O patriarca de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, afirmou ao chegar a Belém que "a mensagem de Natal não é a violência, mas a paz". "Queremos paz, principalmente para os palestinos que a esperam há tempo demais", declarou.  (AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!