Titan

O que é implosão? Entenda o que aconteceu com o submarino Titan

De acordo com as autoridades, o submersível implodiu, de forma “catastrófica, causando a sua destruição e a morte dos cinco tripulantes a bordo

Por O Tempo
Publicado em 22 de junho de 2023 | 17:30
 
 
 
normal

Na tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que os destroços encontrados no Atlântico Norte seriam do submarino Titan, que estava desaparecido desde domingo (18), quando tentava se aproximar do que restou do Titanic. De acordo com as autoridades, o submersível implodiu, de forma “catastrófica”, causando a sua destruição e a morte dos cinco tripulantes a bordo.

Mas como assim implodiu? O que isso quer dizer? 

Diferente da explosão, que é uma pressão para fora, a implosão é uma pressão para dentro (resumindo, de forma objetiva). No caso do submarino, essa pressão acontece por causa da quantidade de água no oceano, que acaba esmagando, literalmente, o objeto. 

Um vídeo compartilhado no ano passado pelo canal Manual do Mundo, que divulga experimentos científicos no YouTube, exemplifica esse processo:

No experimento, uma lata de tinta vazia é afundada no mar. Com uma câmera lateral, é possível ver o processo. Quanto mais fundo a lata vai, mais amassada ela fica, a ponto de romper e abrir furos. Fazendo um paralelo, seria mais ou menos o que pode ter acontecido com o submersível Titan. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!