monitoramento

OMS está de olho na Pirola, nova variante da Covid já detectada nos EUA e Europa

Nesta sexta-feira, nova cepa da Ômicron foi incluída na lista de variantes monitoradas pela organização

Por O Tempo
Publicado em 18 de agosto de 2023 | 17:06
 
 
 
normal

Além da Éris, outra variante da Ômicron está causando preocupação entre cientistas internacionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta sexta-feira (17), que está monitorando a cepa BA.2.86, que recebeu o apelido de Pirola, nome de um asteroide descoberto em 1927.  

A nova variante, que seria altamente mutante, já foi identificada por autoridades sanitárias em diferentes países como Estados Unidos, Reino Unido, Israel e Dinamarca. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, uma paciente estaria hospitalizado em Londres com a nova cepa da Covid-19. 

A OMS decidiu classificar a nova variante "na categoria de variantes sob vigilância devido ao grande número de mutações (mais de 30) do gene Spike que possui", afirmou a organização em seu boletim epidemiológico dedicado à pandemia de coronavírus.

Ao falar na abertura da reunião de ministros da saúde do bloco das 20 maiores economias do mundo (G20), nesta sexta-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que “embora a Covid-19 não seja mais uma emergência de saúde global, continua sendo uma ameaça.”

De acordo com site das Nações Unidas, a OMS está rastreando três variantes de interesse e sete variantes sob monitoramento.

(Com AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!