forte calor

Onze pessoas morrem de insolação em evento ao ar livre na Índia

Cerca de um milhão de espectadores esperaram por horas sob o sol quente para acompanhar uma cerimônia patrocinada pelo governo

Por Agência
Publicado em 17 de abril de 2023 | 10:12
 
 
 

Onze pessoas morreram de insolação na Índia em uma cerimônia patrocinada pelo governo, na qual cerca de um milhão de espectadores esperaram por horas sob o sol quente, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (17). 

O evento ocorreu ao ar livre no domingo (16) perto de Mumbai (oeste), com temperaturas próximas dos 38 ºC e elevados níveis de umidade, segundo a imprensa local. Vários membros do governo compareceram à cerimônia, incluindo o ministro do Interior, Amit Shah, que agradeceu à multidão por esperar tanto tempo sob o sol. 

O gabinete do chefe do governo do estado de Maharashtra, Eknath Shinde, afirmou que foi um "triste incidente" e prometeu indenizar as famílias das vítimas. Ondas de calor cada vez mais fortes e frequentes mataram mais de 6.500 pessoas na Índia desde 2010. 

As autoridades do estado de Bengala Ocidental anunciaram, durante uma semana, o fechamento de todas as escolas, faculdades e universidades a partir desta segunda-feira devido ao calor, segundo a mídia local.  (AFP) 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!