Vaticano

Papa faz apelo para que países respondam às mudanças climáticas

Pontífice discursaria na COP28, mas cancelou ida a Dubai devido a um quadro de bronquite

Por Agências
Publicado em 03 de dezembro de 2023 | 13:56
 
 
 
normal

O papa Francisco instou neste domingo os participantes da COP28 a implementarem, sem demora, uma "necessária conversão ecológica global" e a superar os "nacionalismos" para alcançar uma "visão comum".

"Mesmo à distância, acompanho atentamente os trabalhos da COP28 em Dubai (...). Renovo meu apelo para responder às mudanças climáticas com mudanças políticas concretas", afirmou o pontífice argentino, que passa por um quadro de bronquite.

"Vamos sair das estreitezas do particularismo e do nacionalismo, esquemas do passado, e abracemos uma visão comum, comprometendo-nos todos agora, sem demora, com uma necessária conversão ecológica global", acrescentou, em um texto lido ao seu lado por um de seus assistentes, após a oração do Angelus.

O papa teve que cancelar sua esperada visita a Dubai para participar da conferência das Nações Unidas sobre o clima, que começou em 30 de novembro e terminará em 12 de dezembro.

O pontífice, ainda cansado, absteve-se de presidir o Angelus de sua janela no palácio apostólico na Praça de São Pedro neste domingo, mas suas imagens foram transmitidas em telões.

Através do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, que viajou a Dubai em seu lugar, o papa pediu no sábado aos participantes da cúpula climática da ONU um "ponto de inflexão" para acelerar a transição ecológica.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!